Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2003 - 11h32

São Sebastião lança mutirão antidengue

da Folha de S.Paulo, no Vale do Paraíba

A Prefeitura de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, vai realizar, por um período de dois meses, um mutirão em 21 bairros da cidade para encontrar e combater focos do mosquito da dengue e de insetos que provoquem outras doenças, como a leishmaniose.

A cidade do litoral norte foi o município com maior número de suspeitas _2.594_ e notificações confirmadas _1.249_ na região e no Vale do Paraíba no ano passado.

Neste mês, São Sebastião já registrou o primeiro caso autóctone (contraído no próprio município), no bairro Pontal da Cruz, o quarto com mais confirmações da doença no ano passado (71).

O programa São Sebastião em Ação pretende viabilizar ainda ações na área da Defesa Civil, melhorias viárias e limpeza pública.

A partir do próximo fim de semana, cerca de 90 funcionários vão percorrer as ruas de bairros do município, permanecendo uma semana em cada região.

Das 7h às 19h, os servidores vão realizar limpeza de valas e galerias de águas pluviais, capina de ruas e calçadas, a correção de leitos de ruas e a coleta de lixo, poda e entulho, além da identificação e eliminação de focos de insetos.

As ações vão ser desenvolvidas simultaneamente nas costas sul e norte da cidade e vão envolver as secretarias de Saúde, Transportes e Obras e departamentos de serviços urbanos e segurança do trabalho.

A previsão é que sejam coletadas cerca de 50 toneladas de lixo e entulho durante o mutirão.

Para a realização de serviços de melhorias nas vias públicas, a prefeitura também vai disponibilizar caminhões-pipa e basculantes, máquinas niveladoras, retroescavadeiras e roçadeiras e material para serviços de pintura de calçadas.

O bairro Jaraguá, na costa norte da cidade, já havia sido alvo de um mutirão de limpeza.

A operação no local reuniu cerca de cem pessoas, a maioria delas moradores. Na ocasião, foram recolhidos 50 sacos de lixo.

A operação em todo o município está sendo realizada em fevereiro e março, mas vai ser continuada nos outros meses, mas de forma desagregada.

Após o mutirão de limpeza, a prefeitura vai distribuir materiais para que as administrações regionais continuem o trabalho de manutenção dos bairros, de combate ao acúmulo de entulhos e a possíveis focos da dengue.

Os bairros de Maresias e Paúba, na costa sul _dos dias 22 a 28_, e Canto do Mar, na costa norte _dos dias 24 a 1º de março_, serão as primeiras áreas onde o mutirão trabalhará.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página