Publicidade
Publicidade
08/08/2000
-
20h19
da Folha Online
O secretário de Transportes Metropolitanos, Cláudio de Senna Frederico, explicou que a partir do momento que o trem 127 começou a descer em direção à estação Perus, o acidente já estava anunciado.
Frederico apontou algumas alternativas que poderiam evitar "consequências maiores". Entre elas, desviar o trem para outra linha, o que não poderia ser feito no local porque, segundo ele, não existe chave de desvio nos trilhos entre as estações Jaraguá e Perus.
Outra alternativa seria retirar o trem que estava parado na estação Perus. O secretário lembrou, porém, que houve problemas de energia ocasionados pelo próprio trem desgovernado.
Uma terceira estratégia seria esvaziar o trem, o que ocorreu. Porém, os passageiros não foram avisados que o trem desgovernado se aproximava da composição estacionada.
"Minha sensação é que o aviso para o passageiros deixarem o trem foi muito bem feito porque se eles saíssem da plataforma, o número de mortos seria maior", disse. "A saída da estação fica justamente na parte da plataforma que foi atingida pelo trem", justificou.
Clique aqui para ler mais notícias sobre o acidente em Perus na Folha Online.
Leia o artigo de Eleonora de Lucenasobre o assunto na Pensata
Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online
Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
Depois que trem andou, não havia como evitar acidente, diz secretário
Publicidade
O secretário de Transportes Metropolitanos, Cláudio de Senna Frederico, explicou que a partir do momento que o trem 127 começou a descer em direção à estação Perus, o acidente já estava anunciado.
Frederico apontou algumas alternativas que poderiam evitar "consequências maiores". Entre elas, desviar o trem para outra linha, o que não poderia ser feito no local porque, segundo ele, não existe chave de desvio nos trilhos entre as estações Jaraguá e Perus.
Outra alternativa seria retirar o trem que estava parado na estação Perus. O secretário lembrou, porém, que houve problemas de energia ocasionados pelo próprio trem desgovernado.
Uma terceira estratégia seria esvaziar o trem, o que ocorreu. Porém, os passageiros não foram avisados que o trem desgovernado se aproximava da composição estacionada.
"Minha sensação é que o aviso para o passageiros deixarem o trem foi muito bem feito porque se eles saíssem da plataforma, o número de mortos seria maior", disse. "A saída da estação fica justamente na parte da plataforma que foi atingida pelo trem", justificou.
Clique aqui para ler mais notícias sobre o acidente em Perus na Folha Online.
Leia o artigo de Eleonora de Lucenasobre o assunto na Pensata
Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online
Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Sem PM nas ruas, poucos comércios e ônibus voltam a funcionar em Vitória
- Sem-teto pede almoço, faz elogios e dá conselhos a Doria no centro de SP
- Ato contra aumento de tarifas termina em quebradeira e confusão no Paraná
- Doria madruga em fila de ônibus para avaliar linha e ouve reclamações
- Vídeos de moradores mostram violência em ruas do ES; veja imagens
+ Comentadas
- Alessandra Orofino: Uma coluna para Bolsonaro
- Abstinência não é a única solução, diz enfermeira que enfrentou cracolândia
+ EnviadasÍndice