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Promotoria quer restabelecer baldeação no metrô do Rio até conclusão de obras
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da Agência Brasil
O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro quer restabelecer o sistema de baldeação do metrô da cidade, na estação Estácio, enquanto não terminarem as obras da ligação direta Pavuna-Botafogo (Linha 1A). O promotor Carlos Andresano Moreira, entrou com uma ação no Tribunal de Justiça na última sexta-feira (19) para que a concessionária do Metrô possa solucionar os problemas ocorridos durante a viagem dos usuários do transporte público.
Superlotação, calor excessivo e falta de sinalização para os trens, são apenas alguns dos problemas encontrados na vistoria feita pelo Ministério Público, de acordo com Carlos Andresano. "Como o serviço está abaixo do esperado, não é possível permitir que o consumidor seja prejudicado, é um desrespeito ao código de defesa do consumidor", disse.
Procurada pela Agência Brasil, a concessionária Metrô Rio informa que não recebeu a notificação sobre a ação do Ministério Público e não irá se pronunciar enquanto isto não ocorrer.
Um trem que circulava por volta das 13h desta segunda-feira pela Linha 1A apresentou problemas no sistema de refrigeração. Dois vagões estavam com o ar-condicionado sem funcionar, gerando um forte calor. Uma passageira que embarcou na estação de Coelho Neto reclamava do problema dizendo que o Metrô "parece uma sauna, quando chegar no trabalho vou estar toda suada".
Outro passageiro também estava indignado: "Pagamos mais caro por um serviço, pensando que vamos ter um conforto e quando vemos, está uma porcaria".
A concessionária Metrô Rio informou, por meio de nota de sua assessoria, que "nenhum trem é liberado para atender a população sem que o sistema de ar-condicionado esteja funcionado, mas problemas podem acontecer durante a operação e, nesses casos, o trem é retirado de circulação o mais rapidamente possível para reparo".
A solução que a empresa afirma ter para o calor dentro dos vagões é a aquisição de 19 novos trens (114 novos carros) com sistema de ar condicionado adequado para receber a incidência direta de sol na Linha 2. Segundo o Metrô Rio, esses novos trens só estarão disponíveis em 2011.
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