Publicidade
Publicidade
Marcada para este sábado, Marcha da Maconha é proibida em SP
Publicidade
da Folha Online
A Justiça concedeu na sexta-feira (26) uma liminar (decisão provisória) proibindo a realização da Marcha da Maconha, prevista para ocorrer hoje no vão livre do Masp (Museu da Arte de São Paulo), na cidade de São Paulo.
Este é o terceiro ano consecutivo que a manifestação é proibida pela Justiça. Para o Gaerpa (Grupo de Repressão ao Tráfico de entorpecentes de São Paulo), do Ministério Público --que pediu a proibição da passeata à Justiça-- o evento faz apologia ao uso de drogas.
De acordo com nota divulgada pela Promotoria, a desembargadora Maria Tereza do Amaral chamou o ato de "uso público coletivo da maconha". "Não se desconhece o direito constitucional à liberdade de expressão e reunião, que, à evidência não se está afrontando neste acaso, porquanto não se trata de um debate de ideias, mas de uma manifestação de uso público coletivo da maconha", escreveu a relatora.
Entretanto, reportagem publicada nesta semana pela Folha revelou que a organização do evento pretendia utilizar baseados de orégano como forma de debater a descriminalização da maconha no país, e havia determinado que a droga não fosse consumida no evento para evitar problemas.
A decisão da suspensão do evento foi comunicada às Polícias Civil e Militar, à Guarda Civil Metropolitana e à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A Folha Online ainda não conseguiu contato com os organizadores da Marcha para comentar a decisão da Justiça. Cabe recurso da decisão.
Outras notícias da editoria de Cotidiano
- Equipes removem peixes mortos em lagoa no Rio
- Bahia confirma 79 casos de meningite neste ano; seis morreram
- Polícia prende suspeitos de arrastão a condomínio de luxo em São Paulo
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Air France terá de indenizar passageiro que perdeu partida de Roland-Garros
- Cuiabá e Rio têm piores aeroportos da Copa
- O jornalista tira-dúvidas da economia
- Médico de fora que atuar em área carente não fará prova
- Vocalista diz que sócio da Kiss sabia que banda usava fogos em shows
+ Comentadas
- Bibliotecas do Metrô de SP têm acervo ocioso há oito meses
- Para se tornar um astro, herdeiro da galeria Pajé até voa de helicóptero com fã
+ EnviadasÍndice








