Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2003 - 12h56

Acadêmicos do Satélite é escola campeã em S. José dos Campos (SP)

da Folha de S.Paulo, no Vale do Paraíba

O enredo "Luso Brasileiro, Uma Odisséia Lusitana" garantiu à escola de samba Acadêmicos do Satélite o título de bicampeã do Grupo Especial em 2003, a elite do Carnaval de São José dos Campos (91 km a nordeste de SP).

O resultado foi conhecido ontem, durante a apuração dos votos dos jurados.

A vice-campeã foi a escola Corintinha do Jardim Paulista, com o enredo "Lampião e Maria Bonita - A Saga dos Nordestinos", que fez neste ano seu primeiro desfile no Grupo Especial.

Até o Carnaval de 2002, os cerca de 900 integrantes da Corintinha do Jardim Paulista _uma ramificação em São José da escola de samba Gaviões da Fiel, do Grupo Especial de São Paulo_ desfilava pelo Grupo 1, uma espécie de segunda divisão.

Em seus enredos, as duas primeiras colocadas do Carnaval deste ano prestaram homenagens a grupos de migrantes que colaboraram para o povoamento da cidade.

A Acadêmicos do Satélite, com cerca de 1.100 componentes, foi a primeira escola do Grupo Especial a entrar no novo sambódromo de São José, na avenida Fundo do Vale, no último domingo.
As apresentações em São José dos Campos reuniram cerca de 25 mil pessoas, 5.000 a menos que o público do ano passado.

Passarela do samba

"Apesar de o público ter sido menor que no ano passado, o Carnaval foi um sucesso e o local escolhido para os desfiles foi aprovado como a nova passarela do samba de São José", disse o presidente da Liga das Escolas de Samba, Aderson Alves Pinto.

Outro diferencial do desfile deste ano foi a implantação do rebaixamento. A última colocada do Grupo Especial foi rebaixada para o Grupo 1, e a campeã do grupo de acesso ganhou uma vaga no grupo de elite do Carnaval de São José.

A escola Sol Nascente foi a agremiação que conquistou uma vaga para o Grupo Especial no Carnaval de 2004. Já a Embaixatriz Tatetubense foi rebaixada para o Grupo 1.

A Martim Cererê, da Vila Maria, uma das escolas mais tradicionais de São José, não compareceu ao desfile deste ano. No último dia 22 de fevereiro, um incêndio no galpão da escola destruiu cerca de 700 fantasias. Apesar disso, a agremiação não foi punida com o rebaixamento.

Já a escola Acadêmicos de Santa Cruz, que foi a última colocada do Grupo 1, foi rebaixada a bloco, enquanto o bloco Filhos do Sol conquistou uma vaga no Grupo 1 do Carnaval 2004.

Especial
  • Fique por dentro do Carnaval 2003


    Especial
  • Você concorda com a vitória da Gaviões? Vote!
  • Quem será a campeã do Rio? Vote!
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página