Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2003 - 08h04

SP teve menos assassinatos neste Carnaval, diz Segurança

LÍVIA MARRA
da Folha Online

São Paulo registrou menos assassinatos no Carnaval deste ano, em comparação com o mesmo período de 2002, segundo a Secretaria da Segurança Pública.

Durante a "Operação Carnaval", realizada das 19h do dia 28 de fevereiro às 7h desta quarta-feira, foram registrados 67 homicídios na capital, contra 79 no ano passado, uma diferença de 15%. A maioria dos crimes ocorreu na região de Santo Amaro, zona sul.

Não foram registrados casos de violência durante os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, na sexta (28) e no sábado (1º), no Pólo Cultural Grande Otelo, o Sambódromo do Anhembi.

Na Grande São Paulo, os municípios de Carapicuíba e Guarulhos lideram o ranking dos assassinatos durante o Carnaval, com 13 crimes cada.

Já a região de Campinas foi a mais violenta do interior do Estado, com 29 homicídios, sendo quatro relacionados com o Carnaval.

Para a secretaria, a campanha de conscientização feita junto à população e a atuação das polícias Civil e Militar resultaram em um Carnaval menos violento este ano.

Estatísticas

De acordo com as estatísticas da secretaria, dos 67 assassinatos registrados pelas oito delegacias seccionais da capital, três ocorreram no centro, um na zona sul, nove na zona oeste, 11 na zona norte, três na zona leste, 18 na região de Santo Amaro (zona sul), nove na área de Itaquera (zona leste) e 13 na região de São Mateus (zona leste).

Nenhum dos crimes teve relação direta com as festas de Carnaval, de acordo com a secretaria.

Na Grande São Paulo, foram 51 casos este ano, contra 62 em 2002, uma diferença de 18%. Um dos crimes teve relação direta com as festividades de Carnaval.

Do total dos homicídios, 13 ocorreram em Carapicuíba, quatro em Diadema, dois em Franco da Rocha, 13 em Guarulhos, seis em Mogi das Cruzes, cinco em Osasco, dois em Santo André, dois em São Bernardo do Campo e dois em Taboão da Serra.

Interior

De acordo com a secretaria, os sete Deinters (Departamentos de Polícia Judiciária do Interior) registraram 77 homicídios em 2003 contra 58 em 2002. Dez dos crimes tiveram relação com o Carnaval.

Veja os números por região:

- Deinter 1 (região de São José dos Campos e litoral norte) - foram registrados 15 homicídios, sendo que um teve relação direta com as comemorações de Carnaval;

- Deinter 2 (região de Campinas) - foram registrados 29 assassinatos, sendo que quatro estão relacionados com o Carnaval;

- Deinter 3 (região de Ribeiro Preto) - foram registrados seis homicídios, sendo um relacionado diretamente ao Carnaval;

- Deinter 4 (região de Bauru) - foram registrados três homicídios, sendo que um deles teve relação com o Carnaval;

- Deinter 5 (região de São José do Rio Preto) - foram registrados quatro assassinatos. Nenhum foi relacionado ao Carnaval;

- Deinter 6 (região de Santos) - foram registradas 14 mortes, sendo que duas tiveram relação com o Carnaval;

- Deinter 7 (região de Sorocaba) - foram registrados seis assassinatos, sendo que um caso teve relação com as festividades.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página