Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2010 - 13h16

Greve de servidores do Ibama fecha único acesso ao Cristo Redentor no Rio

Publicidade

DIANA BRITO
da Sucursal do Rio

Servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) interditaram nesta quarta-feira o único acesso ao Cristo Redentor para turistas, na estrada das Paineiras, na subida pelo Cosme Velho, zona sul do Rio. Pelo menos 17 funcionários participam da ação com cartazes e faixas e bloqueiam a via.

STJ decide hoje sobre legalidade de greve no setor ambiental
STJ determina fim da greve de servidores da área ambiental

Além do Cristo, os servidores também tentam fechar o acesso a visitação nos parques nacionais da Tijuca, Serra dos Órgãos, Bocaina e Itatiaia. A paralisação, que começou no dia 8 de abril, inclui servidores do Ibama, do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), do MMA (Ministério do Meio Ambiente) e do SFB (Serviço Florestal Brasileiro).

Apesar dos grevistas bloquearem o acesso ao Cristo, os visitantes não estão sendo impedidos de visitar o ponto turístico. Nesta quarta, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) vai votar a legalidade da greve, que começou no início de abril em todo o país e provocou a paralisação de todos os processos de licenciamento ambiental de obras.

As instituições informaram que protestam pelo descumprimento dos acordos negociados ao longo dos últimos anos com o governo federal, especialmente a reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente. Os funcionários reivindicam percentuais sobre os salários para o trabalho em locais de difícil acesso como a Amazônia e, ainda, adicionais de risco devido a ataques de animais perigosos, além de ameaças de morte por causa de fiscalização e vistorias. Eles também querem gratificações para o profissional que tiver mestrado e doutorado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página