Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2003 - 03h40

Informação sobre linha preocupa usuários

do Agora São Paulo
da Folha de S.Paulo

A divulgação ontem de anúncio pago da prefeitura em alguns jornais de São Paulo tirou o sono do balconista Gilmar Jassé dos Reis, 29, usuário da linha 0207 (Jardim Nakamura-Rio Pequeno), que, como consta do anúncio, está na lista das linhas que serão extintas pela SPTrans.

Isso porque, se isso ocorrer, Reis prevê que terá de tomar dois ônibus --e não apenas um-- para chegar ao trabalho. E a chefe dele, Soraia Costa, já avisou que não pode pagar mais de duas conduções por dia ao funcionário.

"Uma das condições para contratá-lo foi que eu pagaria apenas um ônibus para ele vir e outro para ele voltar do trabalho", disse. Costa gasta R$ 88 por mês com cada funcionário que utiliza transporte coletivo. "Não posso pagar mais do que isso", afirmou.

O balconista, morador do Parque do Lago (zona sul da capital), explica que terá que pegar pelo menos mais um ônibus para chegar ao trabalho, na zona oeste. "Eu teria que pegar um ônibus até o terminal Capelinha e, de lá, ir para o terminal João Dias. Depois, pegaria outro ônibus até a ponte Cidade Jardim e iria a pé até o trabalho [cerca de 5 km de caminhada]", explica ele.

Mas a prefeitura afirmou que a informação sobre a linha 0207 que consta na lista divulgada ontem faz parte dos tais "alguns erros" detectados ontem. No entendimento dos técnicos, o verbo "cancelar" que aparece no anúncio não significa necessariamente retirar de circulação.

Nessa lista, segundo os técnicos, também estão linhas que sofrerão apenas pequenos ajustes de percurso, que mudarão de nome ou de número.

Mas a SPTrans admite que, mesmo dizendo que as linhas que serão extintas serão incorporadas a outras, poderá haver casos de usuários que terão de tomar dois ônibus para fazer o mesmo trajeto que antes era feito por um.

Sem informação

Ao contrário do balconista Reis, a maioria dos usuários ouvidos pela Folha disse ter ficado "surpresa" ao ser questionada sobre as alterações nas linhas de ônibus.

"Eu não sabia de nada", disse a empregada doméstica Maria Bento da Costa, 52. "Será que vai mudar a minha linha? Eu, que pego esse ônibus todo dia, deveria estar sabendo."

E ela provavelmente estaria, se a prefeitura tivesse cumprido a promessa de distribuir panfletos informativos --mais de 590 mil-- aos usuários do sistema de transporte coletivo.

Ontem, a Folha esteve em quatro dos 14 terminais municipais de ônibus. Em nenhum deles -tanto de manhã quanto à tarde- houve distribuição do material explicativo aos passantes.

A SPTrans disse que houve problemas com a gráfica que imprimiu os informativos. Mas que eles estarão nas ruas, com uma distribuição "maciça", a partir de hoje.

Nos terminais Santo Amaro (sul), Penha (leste), Santana (norte) e Parque D. Pedro 2º (centro) nem mesmo os funcionários da SPTrans e da Socicam -empresa contratada para administrar os locais- sabiam responder quando a panfletagem irá começar e nem como será feita.

"Assim que os panfletos chegarem, a gente coloca nas mãos do pessoal e sai distribuindo", afirmou João Carlos Santos, gerente operacional do terminal Santo Amaro --um dos maiores da cidade. Questionado sobre o fato de os funcionários estarem aptos a tirar dúvidas dos usuários, Santos disse apenas que "não sabia responder sobre esse assunto".

Outros fiscais da SPTrans --que não quiseram se identificar- afirmaram que não estavam sequer sabendo da exclusão das linhas, quanto mais da existência e possibilidade de distribuição dos panfletos.

E eles não são os únicos. Motoristas e cobradores também afirmam que não foram informados sobre as mudanças.

"Até agora, não tivemos nenhuma orientação. Só cumprimos ordens e vamos aceitar o que vier", disse Idário dos Santos, 52, motorista da viação Brasil Luxo.


Leia mais
  • Prefeitura de SP prevê confusão com fim de linhas
  • Sindicato dos motoristas de SP fez 1 greve a cada 5 dias, diz Tatto
  • PSB deverá rejeitar a filiação de presidente e diretores de sindicato

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página