Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2003 - 12h41

Saiba mais sobre a carreira de Almir Chediak

da Folha Online

Nascido a 21 de junho de 1950 no Rio de Janeiro, Almir Chediak tinha sangue mineiro: seu pai, Jorge José Chediak, nasceu em Três Corações e era filho de imigrantes libaneses.
Reprodução
Produtor Almir Chediak, em foto de seu site, o Lumiar


Sua mãe, Conceição Santana Chediak, nasceu na cidade de Carmo da Cachoeira, onde Almir viveu boa parte de sua infância. Almir morou dos oito aos 13 anos na cidade de Volta Redonda, onde seu pai exercia a profissão de dentista.

De volta ao Rio, instalou-se com a família em Vila Isabel e passou a estudar violão com um dos maiores instrumentistas brasileiros de todos os tempos, Horondino Silva, o famoso Dino Sete Cordas. Identificou-se tão bem com o violão que, aos 17 anos de idade, já estava dando aulas. Almir teve, também, como mestre o Professor Ian Guest com quem estudou solfejo, harmonia e arranjo, sendo que essas aulas foram de grande importância na sua formação musical. Ian Guest é autor da obra "Arranjo -- Método Prático", em três volumes, lançada pela Lumiar Editora.

Iniciou-se também como compositor, atividade que o levou ao cinema como autor de trilhas sonoras. Mas a sua paixão maior, sem dúvida, era a de transmitir aos outros os seus conhecimentos de violão, em particular, e de música, em geral. Nara Leão, que estudou violão desde a adolescência, desenvolveu com ele seu aprendizado de harmonia. Gal Costa e Moraes Moreira, entre muitos outros, também foram seus alunos.

Almir Chediak foi autor de dois livros básicos destinados aos estudantes e aos profissionais de música: "Dicionário de Acordes Cifrados" e "Harmonia & Improvisação". Recebeu, com o primeiro, o apoio imediato de músicos, escolas e professores de todo o Brasil, dando início, assim, ao processo de padronização das cifras no país. "Harmonia & Improvisação" também teve uma ótima acolhida e hoje figura nas estantes de grande parte dos músicos brasileiros. A publicação desses dois livros levou-o a criar a Lumiar Editora, responsável pela maior contribuição à bibliografia musical do país.

O produtor tem no currículo de sua Lumiar Editora songbooks de artistas consagrados, entre eles, os de Tom Jobim, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Noel Rosa. Seus trabalhos têm importância máxima para a música brasileira e para a música em geral.

Leia mais
  • Produtor musical Almir Chediak é assassinado no Rio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página