Escolas estaduais de SP devem abrir nos fins de semana
da Folha OnlineAs escolas estaduais de São Paulo devem receber a partir de agosto o programa Escola da Família: Espaços de Paz, que abrirá os colégios aos sábados e domingos para atividades de cultura, lazer e esporte.
O secretário da Educação, Gabriel Chalita, disse que o programa quer a participação de alunos e de sua família. "A gente tem de trazer pais e mães para as escolas. Este é um dado básico do programa", afirmou.
Mil escolas já ficam abertas nos fins de semana, onde há prática de diversas modalidades esportivas -- desde futebol e vôlei até capoeira e dança --, oficinas culturais, salas de leitura e prática de artesanatos.
De acordo com a secretaria de Educação, em alguns bairros da periferia de São Paulo, o índice de criminalidade caiu em até 80% após a abertura das escolas aos sábados e domingos.


