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15/08/2000 - 18h36

Secretário diz que não é possível calcular tempo de funcionamento de freios de trem

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da Folha Online

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Cláudio de Senna Frederico, disse, por meio de sua assessoria de imprensa, na tarde desta terça-feira (15), que não é possível calcular o tempo que o freio pneumático de um trem consegue segurar a composição. Segundo ele, o sistema pode evitar que um trem se locomova tanto por uma hora quanto por um dia.

O secretário havia dito, na semana passada, que os freios movidos a ar deveriam segurar o trem por cinco horas. Na manhã de hoje, em depoimento à polícia, o superintendente de operações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Nilton Herculin, disse que os freios pneumáticos da composição 127 deveriam segurar o trem por até 12 horas, contradizendo a primeira informação do secretário.

No dia 28 de julho, após ser paralisado por falta de energia, o trem 127 da CPTM, mesmo com os freios pneumáticos e de estacionamento acionados, perdeu o controle e bateu na composição estacionada na estação de Perus, zona noroeste de São Paulo, matando 9 pessoas e ferindo outras 104.

Sindicância da CPTM apontou o maquinista do trem 127, Osvaldo Pierucci, como o responsável pelo acidente porque ele não teria calçado a composição.

O delegado Edvaldo Faria, titular do 46ºDP (Perus), que ouviu Herculin, e o promotor criminal Airton Negrão, disseram acreditar que o acidente não foi causado por falta de calço.

O delegado aguarda resultado da perícia do IC (Instituto de Criminalística) do Estado de São Paulo sobre os freios do trem. O laudo deve sair dentro de 15 dias.

Clique aqui para ler mais notícias sobre o acidente em Perus na Folha Online.

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