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17/08/2000
-
14h46
FABIANE LEITE
da Folha Online
O presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Oliver Salles de Lima, disse que o trem 127, que colidiu em Perus _ região noroeste de São Paulo - no dia 28 de julho matando nove pessoas e ferindo outras 104, não havia sido reformado.
"O trem que ocasionou o acidente infelizmente não foi reformado", afirmou Lima nesta manhã, durante depoimento à Comissão de Fiscalização e Controle da Assembléia Legislativa.
Ainda de acordo com o presidente, o trem mais novo da linha A (Barra Funda - Francisco Morato), onde ocorreu o acidente, está há 13 anos em operação.
Lima não precisou o tempo de serviço do trem 127 e não quis dar entrevistas após o depoimento.
Segundo o presidente, há sete trens do mesmo modelo do 127 (série 1.700) passando por reforma na indústria ferroviária.
Lima destacou, no entanto, que há indícios que o acidente foi causado pelo fato do maquinista da composição não ter calçado a máquina, conforme relatório de sindicância feita pela CPTM e já divulgado.
"Por que um trem não reformado estava circulando?", questionou o deputado estadual Carlos Zaratini (PT) após o depoimento. Ele afirmou que serão necessárias mais investigações para esclarecer pontos ainda obscuros do acidente.
Zaratini é autor de um pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o acidente.
Lima disse ainda que as melhorias nas linhas e reforma de trens depende de um financiamento do Japan Eximbank, banco do governo japonês, ainda não disponibilizado, para um programa chamado Trem Bom. Até 2010 há uma necessidade de investimento de R$ 1.370.000 neste programa, segundo relatório da CPTM.
De acordo com Lima, a negociação financiamento está sendo cobrada do governo federal.
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Presidente da CPTM diz que trem que colidiu em Perus não foi reformado
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O presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Oliver Salles de Lima, disse que o trem 127, que colidiu em Perus _ região noroeste de São Paulo - no dia 28 de julho matando nove pessoas e ferindo outras 104, não havia sido reformado.
"O trem que ocasionou o acidente infelizmente não foi reformado", afirmou Lima nesta manhã, durante depoimento à Comissão de Fiscalização e Controle da Assembléia Legislativa.
Ainda de acordo com o presidente, o trem mais novo da linha A (Barra Funda - Francisco Morato), onde ocorreu o acidente, está há 13 anos em operação.
Lima não precisou o tempo de serviço do trem 127 e não quis dar entrevistas após o depoimento.
Segundo o presidente, há sete trens do mesmo modelo do 127 (série 1.700) passando por reforma na indústria ferroviária.
Lima destacou, no entanto, que há indícios que o acidente foi causado pelo fato do maquinista da composição não ter calçado a máquina, conforme relatório de sindicância feita pela CPTM e já divulgado.
"Por que um trem não reformado estava circulando?", questionou o deputado estadual Carlos Zaratini (PT) após o depoimento. Ele afirmou que serão necessárias mais investigações para esclarecer pontos ainda obscuros do acidente.
Zaratini é autor de um pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o acidente.
Lima disse ainda que as melhorias nas linhas e reforma de trens depende de um financiamento do Japan Eximbank, banco do governo japonês, ainda não disponibilizado, para um programa chamado Trem Bom. Até 2010 há uma necessidade de investimento de R$ 1.370.000 neste programa, segundo relatório da CPTM.
De acordo com Lima, a negociação financiamento está sendo cobrada do governo federal.
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