Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2000 - 18h22

Análise: No limite

Publicidade

CRISPIM ALVES
Coordenador de Cidades da Folha Online

Traficantes impõem toque de recolher em um bairro de São Bernardo, avião é sequestrado e assaltado em pleno vôo no Paraná, presos são mortos queimados em Brasília, chacinas em São Paulo matam cinco, sete... E por aí vai.

A violência neste país tupiniquim está no limite, generalizada, banalizada, insuportável. A ponto de o ministro do Gabinete da Segurança Institucional da Presidência da República, general Alberto Cardoso, afirmar que "estamos chegando a um ponto de não-retorno".

E mais. Segundo ele, ou se ataca logo o problema ou vai se "chegar a um ponto que é melhor desistir".

Desistir?. E nós, como ficamos???? Pelo menos alguém em Brasília reconheceu, publicamente, que a coisa não vai bem. Não sei se adianta, mas, enfim...

É lógico que é necessário também que a população se mobilize. De verdade, com vontade. Recentemente houve essa chance, com o movimento "Basta! Eu quero paz". Mas, infelizmente, foi um fracasso que não chegou a reunir 20 mil pessoas em todo o país.

E o pior. A propaganda eleitoral no rádio e na TV começou. E os oportunistas de ocasião despejam discursos inflamados: "que assim não dá, fulano de tal é segurança, que com sicrano a Rota vai estar nas ruas, blablablá".

OK. O problema é bastante sério, mas vamos poupar os ouvidos da população. Não dá mais para aceitar ser massa de manobra de gente que, assim que eleita, faz questão de ignorar completamente o que prometeu.

OK. O problema é bastante sério, mas também não dá para acreditar que ainda tem gente com a coragem de dizer que a população está insegura porque a imprensa cria um clima de terror.

Só que, ao contrário do que pensa o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Marco Vinicio Petrelluzzi, nunca soube que uma caneta e a verdade pudessem matar, assaltar, sequestrar, estuprar... Esconder da população o que está acontecendo à sua volta não vai diminuir os índices de criminalidade.

Estão atingindo o limite da insensatez.


E-mail: crispimalves@uol.com.br

Clique aqui para ler mais notícias sobre os presos mortos no presídio da Papuda na Folha Online

Clique aqui para ler mais notícias sobre o sequestro de Boeing da Vasp em Londrina na Folha Online

Clique aqui para ler mais notícias sobre o toque de recolher em São Bernardo do Campo Folha Online

Clique aqui para ler mais sobre a crise na Febem-SP na Folha Online

Clique aqui para ler sobre o sequestro do ônibus 174 no Rio

Depois do caso do ônibus 174, qual seria a melhor solução para evitar cenas como aquelas? Vote

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página