Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2003 - 20h43

Terreiro mais antigo do Brasil ganha lei de preservação cultural

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

Localizado no centro de Salvador, em uma área de 6.800 metros quadrados, o Terreiro da Casa Branca, considerado o mais antigo do Brasil, ganhou uma lei de proteção cultural e ambiental.

Desde já, qualquer projeto alterando as características do terreiro somente poderá ser realizado se for aprovado por uma comissão especial.

"A aprovação da lei impede a especulação imobiliária e a construção de edificações descaracterizando o local", disse o vereador João Carlos Bacelar (PFL).

Primeiro monumento negro a ser tombado como patrimônio histórico na América do Sul, o terreiro também ganhou, há menos de um ano, uma outra identificação com a cultura afro --um gradil vazado, com os principais símbolos e orixás do candomblé.

"Durante mais de seis meses, realizamos na Casa Branca obras de urbanização e infra-estrutura, que incluíram contenção de encostas, drenagem, recuperação das escadarias, colocação de passeios e meios-fios", disse o prefeito Antonio Imbassahy (PFL).

Somente no atual local, o Terreiro da Casa Branca tem cerca de 250 anos, de acordo com o antropólogo Ordep Serra, presidente da Sociedade Beneficente São Jorge do Engenho Velho da Federação.

"Não temos como precisar a data em que o terreiro foi criado, mas, só para se ter uma idéia, terreiros tradicionais como o Gantois e o Ilê Axé Opô Afonjá foram criados a partir da Casa Branca", disse Serra. Dentro do templo, existem 40 residências e uma escola.

Além das casas e da escola, a área do terreiro também abriga árvores e plantas consideradas sagradas pelos adeptos da religião afro. Segundo a Federação Nacional do Culto Afro, existem na Bahia cerca de 7.000 terreiros de candomblé --4.000 apenas em Salvador.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Fogão Fogão De diversas marcas a partir de R$ 358,20

Notebook Notebook Windows 8, LED, Intel" Core a partir de R$ 799,00

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página