Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2003 - 19h07

Traficante Marcinho VP é assassinado no complexo de Bangu

LÍVIA MARRA
da Folha Online

O traficante Márcio Amaro de Oliveira, 33, conhecido como Marcinho VP, foi assassinado na unidade 3 do complexo penitenciário de Bangu, zona oeste do Rio. O corpo foi encontrado em uma lixeira. O traficante cumpria pena de 25 anos de prisão.



Folha Imagem
Traficante Marcinho VP, assassinado em Bangu
Dois traficantes ligados ao Comando Vermelho são conhecidos como Marcinho VP no Rio. Além de Oliveira, Márcio Nepomuceno também assina o apelido. Ex-comandante do tráfico no Complexo do Alemão (zona norte), Nepomuceno está preso na unidade 1 do mesmo complexo.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, Oliveira foi assassinado por outros presos, em uma suposta vingança. O corpo do traficante, encontrado hoje à tarde, não apresenta marcas de agressões provocadas por tiros ou facas. Ainda de acordo com a secretaria, Marcinho VP teria sido morto por asfixia provocada, aparentemente, por estrangulamento. No entanto, somente a perícia poderá determinar as causas.

"Fama"

Marcinho VP ficou conhecido em 1996, quando a equipe do cineasta americano Spike Lee teve de pedir sua autorização para gravar um clipe de Michael Jackson no morro Dona Marta (zona sul), onde controlava o tráfico de drogas.

Em entrevistas, chegou a afirmar que não bebia e não fumava, mas era viciado em matar.

O documentarista João Moreira Salles, que conheceu Marcinho VP durante as filmagens, também no morro Dona Marta, do documentário "Notícias de uma Guerra Particular", respondeu a processo por crime de favorecimento pessoal por ter revelado que pagava uma bolsa ao traficante.

Na época, o Salles afirmou que o pagamento tinha como objetivo ajudar o traficante a deixar o crime e a escrever um livro.

A trajetória do traficante aparece no livro "Abusado, o Dono do Morro Dona Marta", do jornalista Caco Barcelos, lançado este ano pela editora Record.


Especial
  • Veja mais sobre o tráfico no Rio

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Ford Fiesta Ford Fiesta Confira aqui! A partir de R$ 15.749

    Notebook Notebook LED, HDMI e USB, a partir de 14x de R$ 62,23

    Home Theater | Tênis | Mais...

    Voltar ao topo da página