Inauguração de escola vira palanque para Marta
da Folha OnlineA presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos petistas José Genoino e Aloizio Mercadante na inauguração de um CEU (Centro Educacional Unificado), em Guaianazes, zona leste de São Paulo, reforçaram o palanque para a reeleição da prefeita Marta Suplicy (PT).
Genoino afirmou que a inauguração da escola fortalece a candidatura à reeleição da prefeita de São Paulo, que iniciou a campanha em abril. "O compromisso da prefeitura com a população mais carente é uma legitimação para a continuidade da administração do PT na cidade de São Paulo", disse.
O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante, reforçou a afirmação de Genoino ao comentar que esta será uma oportunidade para que a população conheça um nova referência de ensino. "A prefeita Marta Suplicy está de parabéns. A população de São Paulo vai reconhecer o esforço, o significado e a visão de cidadania que o CEU aponta para o futuro", afirmou.
O presidente visitou todas as salas da escola, apresentadas pelo artista pernambucano Antônio da Nóbrega com um repente para cada uma delas. O ministro da Educação, Cristovam Buarque, também participou da cerimônia de inauguração.
Trunfo eleitoral
A prefeita Marta Suplicy aposta no sucesso dos CEUs, também chamados de "escolões", para tentar a reeleição em 2004. Segundo a administração municipal, o Jambeiro é o maior dos 21 CEUs (Centros Educacionais Unificados) que devem ser inaugurados este ano.
A unidade da zona leste tem dois campos de futebol, duas quadras em espaço aberto e uma terceira coberta, uma biblioteca, três piscinas e um teatro que também pode ser utilizado como cinema.
Cada CEU tem capacidade de atendimento para 2.460 alunos: 1.260 no ensino fundamental, 840 no ensino infantil e 300 nos Centros de Educação Infantil (creches).
De acordo com a prefeitura, os escolões vão contar com uma base comunitária da Guarda Civil Metropolitana que funcionará dia e noite.
A administração municipal afirma que até setembro deverão estar em funcionamento também as bases Perus, Aricanduva, Rosa da China, Parque Vereda, Curuça, Butantã, Inácio Monteiro, Cidade Dutra, São Mateus, Alvarenga, Meninos, Três Lagos, São Rafael, Vila Atlântica, Brasilândia, Monte Azul.
Com Agência Brasil


