Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2003 - 18h59

Homossexuais realizam "beijaço" em frente à igreja no Rio

da Folha de S.Paulo
da Folha Online, no Rio e em SP

Militantes homossexuais promoveram hoje um "beijaço" em frente à Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema (zona sul do Rio). Eles se insurgiram contra o Vaticano, que, na semana passada, endossou documento condenando o reconhecimento legal da união entre pessoas do mesmo sexo.

"O objetivo principal do ato é ser um protesto contra a posição da Igreja, que sai do seu papel teológico para um papel político", disse o organizador da manifestação, Cláudio Nascimento, 32, presidente do grupo de defesa dos homossexuais Arco-Íris.

Batizado, Nascimento aproveitou a manifestação para cometer apostasia, isto é, para renunciar à religião católica. Impedido de entrar na Igreja Nossa Senhora da Paz, ele fez vir o padre até a porta e lhe entregou uma carta comunicando a decisão.

Cerca de 50 pessoas participaram do "beijaço". Os manifestantes cantaram o Hino Nacional, gritaram palavras de ordem e queimaram, ajudados pelo deputado federal Fernando Gabeira (PT-RJ), o documento divulgado pelo Vaticano na quinta-feira passada.

Por fim, pararam o trânsito na rua Visconde de Pirajá _uma das principais de Ipanema_ e beijaram cada um o seu par.

A Folha tentou ouvir o padre Manuel Vieira, da Igreja Nossa Senhora da Paz, d. Eusébio Oscar Scheid (arcebispo do Rio) e d. Eugenio Sales (arcebispo emérito), mas não conseguiu localizá-los.

São Paulo

O protesto carioca ocorreu no mesmo dia em que cerca de 2.000 pessoas participaram de um "beijaço" gay dentro do shopping center Frei Caneca, na região central de São Paulo.

O "beijaço" paulistano foi um protesto contra a suposta proibição de beijos de um casal homossexual ocorrido no shopping center.

Leia mais
  • "Beijaço" gay reúne 2.000 em shopping center em SP
  • Artigo-André Fischer: Beijaço no shopping
  • Gays de Buenos Aires festejam igualdade
  • Holanda ignora apelo do Vaticano contra casamento gay

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página