Publicidade

Cotidiano
27/08/2003 - 19h50

Começa julgamento de acusados de mutilar e matar crianças no PA

Publicidade
MAURO ALBANO
da Agência Folha

O juiz Ronaldo Valle iniciou hoje o julgamento dos acusados de castrar e matar crianças em Altamira (777 km de Belém), entre 1989 e 1993, desmembrando o processo em duas etapas.

Dois dos acusados, o comerciante Amailton Madeira Gomes e o ex-policial militar Carlos Alberto dos Santos, começaram a ser julgados. Eles negaram envolvimento no caso e disseram que são vítimas de "armação".

Os outros três --Valentina de Andrade, suposta líder de uma seita ligada a magia negra, e os médicos Césio Flávio Caldas Brandão e Anísio Ferreira de Souza-- irão a júri a partir da próxima terça. Eles também negam as acusações.

Segundo o Ministério Público, os acusados são responsáveis pela castração de nove meninos --seis deles foram mortos--, por cinco tentativas de sequestro e pelo desaparecimento de outras cinco crianças. Todas as vítimas tinham entre 8 e 14 anos e eram do sexo masculino.

O secretário especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, acompanhou o início da sessão de julgamento.

Leia mais
  • Entenda o caso dos meninos mutilados
  • Julgamento no Pará deixa otimista mãe de menino emasculado
  • STJ mantém julgamento de acusados de mutilar e matar meninos
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca