Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2000 - 19h26

Racionamento em SP acaba quando volume da Guarapiranga chegar a 40%

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O racionamento de água em São Paulo termina quando a represa Guarapiranga atingir cerca de 40% do seu volume operacional _ou 67,6 bilhões de litros. A previsão é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Em razão da seca e do atraso na conclusão de obras, 2,8 milhões de moradores das zonas sul e sudoeste de São Paulo enfrentam falta de água desde 1º de junho. Eles têm um dia de fornecimento regular a cada três.

Ontem a represa Guarapiranga estava com 20,2% do seu volume operacional.

O secretário de Estado dos Recursos Hídricos, Antonio Carlos de Mendes Thame, disse que o racionamento acaba até o início de novembro, mas, mesmo com chuva e com a transferência de até 4.000 litros por segundo da represa Billings à Guarapiranga, o prazo deve ser estendido.

A previsão "pessimista" da Sabesp _que conta com o reforço da Billings, mas adota índices pluviométricos muito abaixo das médias históricas_ é que a Guarapiranga esteja com 12% a 15% do seu volume operacional no final de novembro.

Mas, mesmo que chova a média, a diferença entre o que será retirado da represa para consumo e o que entrará de vazão será de 30,4 bilhões de litros somando-se setembro e outubro.

Segundo a Sabesp, a média histórica de chuva nos meses de setembro e outubro é respectivamente de 88,9 e 131,1 milímetros. Se chover a média, o acumulado será de 220 milímetros, pouco mais da metade do déficit hídrico da Guarapiranga, que é de cerca de 400 milímetros.

A transferência de água da Billings foi iniciada hoje pelo governador Mário Covas em caráter experimental. Serão bombeados mil litros por segundo até o final da semana.

Nesse período, a Sabesp pretende receber a autorização ambiental para os 2.000 litros e pedir a ampliação para os 4.000 litros por segundo, que só devem começar a ser transferidos na segunda quinzena de setembro.

Leia mais sobre o racionamento de água na Folha Online

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página