Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2003 - 17h54

Idosos devem cobrar os seus direitos, diz geriatra

Publicidade

LUCIANA ARARIPE
da Folha Online

De acordo com o médico geriatra do Hospital das Clínicas e coordenador da área temática de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Sérgio Márcio Pacheco Paschoal, 50, o estatuto vai ajudar a sociedade a respeitar mais as pessoas da terceira idade.

"Os próprios idosos farão com que o estatuto 'pegue' reconhecendo os seus direitos e cobrando por eles", diz.

"Se fala muito em direito do idoso, mas na prática é tudo mais complicado", disse João Ignácio Villas Boas, 73, presidente da União dos Aposentados e Pensionistas do Brasil, entidade que representa 5.400 idosos em todo o país.

Para eles, será ótimo se o projeto de lei contribuir com a conscientização da população em relação aos direitos do idoso. "Se apenas com um direito que nós já temos, que é o transporte coletivo público gratuito, já é difícil ver a lei ser cumprida, imagina em relação ao restante", diz o aposentado.

"Conheço muitos casos de motoristas de ônibus que não param no ponto quando o idoso está sozinho para não levá-lo de graça", comentou.

Rio de Janeiro

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Rio de Janeiro é a capital que tem a maior proporção de idosos do país, com 12,8% da população total no município. Por outro lado, Palmas (TO) é a que possui a menor proporção, apenas 2,7% da sua população. Em termos absolutos, o Censo 2000 contou quase 1 milhão de idosos vivendo na capital paulista.

De acordo com o levantamento, 64,2% dos idosos são responsáveis pelo sustento da casa. "Espero que o estatuto venha de encontro com o que é de fato e de direito. Afinal, na hora de sustentar a casa, muitos de nós servimos", disse Villas Boas.

Leia mais
  • Estatuto do Idoso beneficia quem maltrata os idosos, diz promotor
  • Estatuto prevê direitos para quem tem mais de 60 anos
  • Entenda o que é crime a partir do Estatuto do Idoso
  • Transporte e planos de saúde são pontos polêmicos
  • Crescem denúncias de idosos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página