Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2003 - 13h11

Conheça as barracas preferidas dos chefs de SP no Mercado Municipal

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Doze especialistas em gastronomia revelam quais são as suas barracas preferidas no Mercado Municipal de São Paulo.

Suínos

Banca do Pacheco: Com tripas de porco transparentes penduradas por todo o lado, a casa é onde o chef Alex Atala, do restaurante DOM, gosta de comprar embutidos de porco. "São muito bem feitos", garante Atala.
Onde: rua D, box 19, tel.: 0/xx/11/228-0296

Lalo de Almeida/F. Imagem
Vitrine do "Porco Feliz"
Porco Feliz: Os chefs constumam ir até lá para comprar pequenos leitões inteiros para festas particulares.
"O leitãozinho deles é impecável, mas eles também têm bons cortes de carne", diz o chef Luciano Boseggia.
Onde: rua E, box 26, tel.: 0/xx/11/3315-0180

Secos e molhados

Empório Raga: Grande banca de secos e molhados é eleita pelos gourmets da cidade o melhor lugar para se comprar pinoles, queijo pecorino e bacalhau. "Eles sabem fazer o corte do bacalhau que usamos em todos os restaurantes do grupo Fasano", garantem Salvatore Loi e Rogerio Fasano, do Fasano.
Onde: rua G, box 11, tel.: 0/xx/11/227-4334; 0/xx/11/229-9122

Irmãos Borges: A banca de secos e molhados vende o melhor tomate seco do Mercadão. Além disso, tem ótimos patês. "O tomate seco deles está sempre no ponto, sequinho por fora e levemente macio por dentro", afirma Carl Emberson do Hotel Hyatt.
Onde: rua B, box 3, tel.: 0/xx/11/227-1733

Comercial Nova: A barraca vende as melhores azeitonas do mercado municipal. "Gosto especialmente das azeitonas libanesas pretas que eles vendem", diz o chef Luciano Boseggia.
Onde: rua G, box 16, tel.: 0/xx/11/228-4669

Empório Reno: É a preferida para frutas cristalizadas. "É ali que compramos todas as frutas cristalizadas e cereais que usamos em nossas tortas", diz Luciano Boseggia.
Onde: rua F, box 12

Peixes

Peixaria Rolim: Ótimos cortes de peixe, sempre frescos, são o atrativo desta banca. "O atendimento deles é cem por cento e eles sempre têm novidades", garante Carla Pernambuco, do Carlota.
Onde: rua A, box 20

Lalo de Almeida/F. Imagem
O "Barraca 3R"
Barraca 3R: A peixaria de Renato Rabelo e seus filhos Renata e Renato (os 3 "erres") é campeã nos crustáceos e pescados frescos.
"A maravilha de comprar no Mercadão é que os vendedores saem atrás de tudo o que você precisa. Eles sempre encontram um [peixe] bargo maravilhoso", conta o chef Edinho Engel, do Manacá da praia de Camburi.
Onde: rua B, box 27, tel.: 0/xx/11/227-9225

Aperitivos

Lalo de Almeida/F. Imagem
O Bar do Mané
Bar do Mané: É a barraca onde os gourmets param para matar a fome. Além de suco de laranja fresquinho, o ponto é famoso pelos sanduíches de mortadela italiana servido com ou sem queijo, de copa ou de pernil.
"Os três são campeões", garante o chef Emmanuel Bassoleil.
Onde: rua E, box 14

Hocca Bar: Não importa a hora que se passe pelo Hocca Bar a cena é sempre a mesma: uma imensa fila de gente esperando pelo pastel de bacalhau, que sai douradinho e sequinho numa bandeja de papelão. "O pastel é bom, mas o sanduíche de filé com queijo deles é ainda melhor", diz a chef Carla Pernambuco, do Carlota.
Onde: rua G, box 7

Frutas

Lalo de Almeida/F. Imagem
A Banca do Juca
Banca do Juca: Abacaxi, manga e papaya doces são encontrados na banca comandada pelos irmãos Roberto e Sidney.
"Além disso, o caqui deles é sempre maduro e firme", diz o chef Alex Atala.
Onde: rua H, box 24, tel.: 0/xx/11/227-3646

FCP: A banca de frutas vende o melhor caju do Mercado Municipal. O produto é trazido de avião do Ceará e não passa pela galadeira. "O caju de lá vem numas cestinhas simpáticas e está sempre, sempre doce", diz o chef Edinho Engel, do restaurante Manacá da praia de Camburi.

Frios

Jamoneira Santa Thereza: Sr. Francisco, o proprietário, cuida pessoalmente da barraca pequena e elegante que só vende produtos espanhóis. Com uma faca afiada, tem sempre uma iguaria daquele país para oferecer aos clientes. "Ele vende o melhor presunto pata negra do mercado além de ótimas morcillas", diz o chef Luciano Boseggia, do Osteria Don Boseggia.
Onde: rua F, box 19, tel.: 0/xx/11/228-2074

Levi Queijos: O melhor parmesão do Mercadão é vendido na barraca do sr. Levi, que cuida do caixa e gosta de oferecer um naquinho de seus produtos para os clientes. "Também gosto de comprar muzzarela no Levi. A muzzarela dele derrete muito bem", diz Carl Emberson, responsável pelas compras dos restaurantes Eau, Grand Caffè e Kinu e Hotel Hyatt.
Onde: rua D, box 9, tel.: 0/xx/11/228-1196 e 228-1584.

Massas

Casa de Massas Nancy: Bem ao lado do Hocca Bar, onde é feito o famoso pastel de bacalhau do mercadão, fica essa casa, vende a melhor massa de pastel de lá. "É uma massa crocante, maravilhosa", garante o chef e empresário Sérgio Arno, do La Vecchia Cucina.
Onde: rua G, box 3, tel.: 0/xx/11/228-2188

Temperos e variados

Frederico Ervas: A melhor baunilha de São Paulo é vendida na banca do Frederico, também procurada para temperos secos de todos os tipos. "O cheiro da baunilha de lá já mostra que a mercadoria é boa", diz Carl Emberson do Hotel Hyatt.
Onde: rua F, box 12, tel.: 0/xx/11/228-1854

Geração Saúde: A barraca de frutas, além de água de coco e caldo de cana tem as melhores pimentas do mercado. "Acho uma variedade grande de pimentas frescas de ótima qualidade ali", diz Clo Dimet, chef do Figueira Rubaiyat.
Onde: rua L, box 30, tel.: 0/xx/11/3326-0489

Empório Chiappetta: A banca mais sofisticada do mercado, é lembrada pelos gourmets pela variedade de produtos, pela pontualidade das entregas e pelos preços salgados. "Eles têm as melhores frutas secas e uma farinha de amêndoas espanhola excelente", garante a chef do Figueira Rubaiyat, Clo Dimet.
Onde: rua G, box 8, tel.: 0/xx/11/3312-0598

Mercado Municipal de São Paulo
Onde:
rua da Cantareira, 306, Centro, São Paulo
Quando: de segunda a sábado, das 5h às 18h; aos domingos, das 8h às 13h
Informações: 0/xx/11/228-0673

Leia mais
  • Gourmets indicam o melhor do Mercadão de São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página