Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2003 - 20h47

Guarujá (SP) reforça policiamento para receber turistas no verão

Publicidade

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

A implantação de uma nova companhia, com 121 homens, é o principal trunfo da Polícia Militar para conter a onda de furtos e roubos no calçadão da orla da praia da Enseada, no Guarujá, durante a temporada de verão.

A unidade entrará em operação na primeira quinzena de dezembro em uma casa alugada no bairro pela prefeitura.

A previsão é do capitão José Messina Filho, que nesta quinta-feira participou na sede da prefeitura do lançamento da programação de shows, lazer e esporte nas praias da cidade durante a temporada.

A preocupação com a violência no Guarujá se acentuou após o assassinato a tiros, em setembro, do chileno Waldo Arturo Ugalde Erazo, 51, na Enseada, onde o próprio prefeito Maurici Mariano (PTB) já foi vítima de assalto.

Motivados pelo crime, paulistanos donos de casas de veraneio no município chegaram a organizar um fracassado boicote de turistas ao Guarujá no primeiro final de semana de outubro.

Além dos 121 homens da nova companhia, que integrará a estrutura permanente da PM na cidade, outros 211 policiais do interior e da capital reforçarão a vigilância no Guarujá.

O capitão Messina Filho estima que, entre policiais civis e militares, bombeiros, homens da Polícia Ambiental e da Guarda Municipal, a cidade contará com 2.500 agentes de segurança nas ruas.

Diversão

O secretário municipal do Turismo, Heitor Gonzalez, prevê que 3,5 milhões de turistas visitarão a cidade no período entre 10 de dezembro e 6 de março. Para esse contingente, a programação de verão inclui eventos esportivos e de lazer e shows.

As competições esportivas compreenderão a Copa das Nações da América do Sul de Vôlei de Praia Masculino, o 2º Mundialito de Frisbee, a 1ª Prova Aquática, o Desafio Paulistas e Cariocas de Futebol de Areia, com jogadores profissionais, e o Torneio Master de Futebol de Praia, com veteranos de times paulistas.

A agenda de shows terá início em dezembro, com o grupo Chiclete com Banana (dia 30). Em janeiro, se apresentarão Asa de Águia (dia 3), Lulu Santos e Gabriel, o Pensador (10), Orquestra Feminina do maestro Julio Medaglia com a cantora Zizi Possi (11), Skank e Cidade Negra (17), Los Hermanos (18), Paralamas do Sucesso e Kid Abelha (24), Rappa e CPM 22 (31). Em fevereiro, será a vez de Capital Inicial e Jota Quest (dia 13). A programação se encerra em 6 de março com uma atração internacional cujo nome ainda será divulgado.

Todo o projeto de verão será financiado por empresas patrocinadoras e terá um custo total de R$ 10 milhões a R$ 15 milhões, segundo avaliou Gonzalez. De acordo com o secretário, o plano foi submetido ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) devido a uma decisão da Justiça Federal, que exigiu a elaboração de estudos de impacto ambiental para a construção de edificações permanentes ou sazonais nas praias.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página