Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2000 - 16h29

Ministro da Educação diz que Enem ocorre em clima de tranquilidade

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, disse há pouco que transcorre em clima de tranquilidade a aplicação da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A prova está sendo realizada na tarde deste domingo (27) em todo o país.

O gabarito estará disponível na página especial do Enem, na Folha Online, a partir das 18h.

A estrutura montada para a realização do exame em 523 locais de prova, distribuídos em 169 municípios, envolveu 28.800 pessoas, entre coordenadores, fiscais e equipe do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Segundo Paulo Renato, o Enem foi acompanhado por cerca de 500 observadores, indicados pelas Secretarias Estaduais de Educação. As provas e gabaritos do Enem estarão disponíveis às 18h na Internet, no endereço www.inep.gov.br/enem.

O serviço "Fala Brasil!", do Ministério da Educação, atendeu a mais de 7.500 ligações neste final de semana dos participantes do Enem. As duas informações mais pedidas foram sobre o local da prova e o material necessário. Segundo o ministério, 376 estudantes fizeram a prova em condições especiais.

Os resultados do Enem sairão para os alunos a partir da primeira quinzena de novembro. Os participantes receberão um boletim individual de resultado, e o documento é sigiloso.

O boletim fornece informações sobre o desempenho do aluno, comparando-o com a média geral do país . O participante também obterá a interpretação para cada uma das cinco competências avaliadas.

O ministro Paulo Renato informou ainda que até agora 130 instituições de ensino superior já assumiram publicamente compromisso de adotar avaliação do Enem nos seus processos seletivos para ingresso nos cursos de graduação.

A lista destas instituições está disponível no site da Folha Online. A relação destas instituições também pode ser obtida pelo telefone 0800-616161.

No ano passado, dos 17 mil alunos que ingressaram nas universidades estaduais paulistas, cerca de 11,5 mil foram auxiliados pela nota do Enem. Na USP, 6.163 usaram os resultados do exame, na Unesp, 3.276 e na Unicamp, 2.134.

O total de inscritos neste ano foi de 390 mil. São Paulo contou com 177.956. O Estado com o menor número de inscritos foi o Acre, com 310.

Leia mais sobre Enem no Fovest Online

Discuta esta notícia no Mural do Enem
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página