Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2004 - 23h10

Turistas norte-americanos recebem presentes ao chegar ao Rio

Publicidade

TALITA FIGUEIREDO
da Folha de S.Paulo, no Rio

Os norte-americanos que chegaram nesta terça-feira ao aeroporto internacional Tom Jobim (zona norte do Rio) foram recebidos com flores e brindes.

A iniciativa de presentear os turistas partiu das secretarias de Turismo da Prefeitura do Rio e do governo estadual, da Abav (Associação Brasileiro das Agências de Viagem), da Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), do Rio Convention Bureau e da Agência Brasileira de Turismo Receptivo.

O objetivo é tornar a recepção aos visitantes o mais amistosa possível, já que eles continuam sendo "fichados" pela PF (Polícia Federal).

A previsão das entidades e autoridades é entregar 2.000 kits até esta quarta-feira. Eles estudam a possibilidade de estender a entrega dos presentes até o fim-de-semana.

Cada visitante ganhou uma camiseta com a inscrição "Rio loves you" (O Rio ama você), um pingente de metal com a imagem do Pão de Açúcar, lenços perfumados e uma rosa.

"Estou surpreso e me sentindo uma celebridade. Eu já sabia do "fichamento", mas não da surpresa que fariam para nós", disse o músico Eric Tillman, 55.

O enfermeiro Roger Christinsen, 39, defendeu que o Brasil, pelo princípio da reciprocidade, adote o fichamento. "Entendo que, se os americanos cobram o 'fichamento' dos brasileiros, o Brasil deve fazer o mesmo conosco", disse ele, que considerou afetuosa a entrega dos presentes.

Há quem não aprove o "fichamento", como o corretor de imóveis Arabia Darensburg, 30.

"Não gostei. Fiquei me sentindo um criminoso por ter que segurar uma placa com meu nome ao ser fotografado. Entendo que os brasileiros estejam fazendo isso por retaliação aos Estados Unidos, mas não me senti bem", disse.

Uma pesquisa feita com 200 turistas norte-americanos no final de semana, divulgada nesta terça-feira pelo subsecretário municipal de Turismo, Paulo Bastos, mostra que 80% deles consideram o "fichamento" ineficaz.

A pesquisa aponta que, após a medida, diminuiu o número de turistas com intenção de voltar ao país: antes, eram 85%; agora, 73%.

Leia mais
  • PF utilizará sistema digital para identificar turistas em SP e Rio
  • "Fichamento" de americanos é mantido no país
  • Entenda o "fichamento" dos turistas americanos no país
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página