Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2004 - 22h14

Marta ocupa prédio que pertenceu ao bisavô do ex-marido

Publicidade

LÍVIA MARRA
Editora de Cotidiano da Folha Online

Nova sede da prefeitura de São Paulo, o edifício agora chamado Palácio do Anhangabaú pertenceu ao bisavô do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), ex-marido da prefeita Marta Suplicy (PT). O senador participou neste domingo, data do aniversário dos 450 anos da cidade, da cerimônia de inauguração do prédio.

A mãe do senador é neta do conde Francesco Matarazzo, "aquele que veio de Castellabate para o Brasil, na segunda metade do século 19, e aqui desenvolveu o maior complexo industrial da América Latina", afirmou Suplicy.

No entanto, segundo ele, por causa de desentendimentos familiares, seu avô, Andrea, acabou se desfazendo da parte minoritária que tinha das indústrias.

"Os descendentes dele e da minha mãe, nós não tivemos parte acionária das Indústrias Reunidas Matarazzo. Então, por esta razão, eu aqui neste prédio [atual Palácio do Anhangabaú] não convivi muito", disse.

Transferência

Para Suplicy, a transferência da sede da prefeitura do Palácio das Indústrias, no Parque Dom Pedro, para o viaduto do Chá permitirá maior interação com a população, além de favorecer a revitalização do centro da cidade.

"O fato de a sede da prefeitura ficar neste prédio, além da razão histórica de este prédio ter sido a sede das Indústrias Reunidas Matarazzo, tem um sentido, para a história da cidade, muito importante. Mas, mais ainda, a sede da prefeitura fica no coração da cidade, e isso vai permitir uma interação maior da prefeita, ou de quem for o chefe do poder executivo daqui pra frente, muito mais intensa com a população porque aqui na praça Patriarca, neste viaduto (do Chá), no Teatro Municipal vêm pessoas dos mais diversos cantos da cidade", afirmou.

Além dele, estiveram no evento o presidente em exercício, José Alencar, ministros e autoridades internacionais.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página