Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2004 - 03h22

Padre se nega a abençoar estátua de são Francisco

Publicidade

KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza

A construção de uma estátua de são Francisco, de 30 metros de altura, acabou em polêmica em Canindé (126 km de Fortaleza): o pároco da cidade, frei Carlos Antônio, 48, afirma que a imagem esculpida não é a do padroeiro da cidade, são Francisco, mas a de são Pedro, e diz que não irá abençoar a obra para a peregrinação de romeiros.

Para frei Carlos, a imagem é diferente do "verdadeiro" são Francisco. "As vestes franciscanas são mais lisas, enquanto as da estátua são mais ornamentadas. A cara também não é a do são Francisco.Parece mais com são Pedro. Não dá para abençoar estátua que não corresponde ao santo homenageado."

A estátua está sendo feita pela prefeitura. Foi financiada pelo Ministério do Turismo, ao custo de R$ 500 mil. A escultura está pronta. Faltam apenas obras de infra-estrutura e o revestimento, com pedra bizantina, para a inauguração, programada para este primeiro semestre.

J.Oliveira/Folha Imagem
Estátua de são Francisco construída em Canindé, no CE


Para o escultor da imagem, Deoclécio Diniz, o Bibi, 64, são Francisco ficou, sim, um pouco diferente, mas não deixa de ser o mesmo santo. "O cabelo ficou um pouco maior, e a roupa, mais trabalhada, mas ficou um são Francisco muito bonito."

Bibi, um cearense radicado no Rio de Janeiro, diz que neste ano foi contratado para esculpir um Cristo Redentor de 40 metros de altura em Mar del Plata, na Argentina. "Não vai ser igual ao do Rio de Janeiro, mas nem por isso vão dizer que não é Cristo."

O turismo religioso é a principal atividade econômica de Canindé, com as frequentes romarias à catedral de são Francisco das Chagas. A idéia é que, com a estátua, a peregrinação de romeiros se intensifique.

A imagem de são Francisco em Canindé é da mesma altura que a do Cristo Redentor, do Rio, descontado o pedestal de oito metros que ergue a estátua carioca, e é maior que a de padre Cícero, em Juazeiro do Norte, que mede 25 metros de altura.

Para o secretário do Turismo do município, Antônio Pereira, as críticas do padre, que é filiado ao PT, foram motivadas por divergências políticas e o santo não pode ser desqualificado por causa disso. "Temos 200 tipos de imagens de são Francisco diferentes na cidade. O mais importante é o significado", disse.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página