Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2004 - 02h57

Marta discute com moradora de área alagada

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), visitou ontem o Jardim Jussara, no Butantã (zona oeste de SP), e chegou a bater boca com uma moradora. A região foi afetada pela forte chuva que atingiu a cidade anteontem.

A discussão pôde ser vista no programa "Brasil Urgente", da Rede Bandeirantes. A moradora, que se identificou como Simone Correa e disse ter um consultório dentário no bairro, abordou Marta e reclamou das enchentes que ocorrem na área há 20 anos.

"Pago R$ 5.000 de IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] e ela [a prefeita] não isenta. Ela quer plantar coqueiros nos Jardins [área nobre de SP]. Por que ela faz isso?"

A prefeita interveio: "Onde nós gastamos o dinheiro da cidade? Em 200 mil novas vagas para as crianças desta cidade." A moradora rebateu: "Por que plantar coqueiro? As pessoas pobres querem comida, querem moradia". A prefeita respondeu que "nunca se teve tanta refeição nesta cidade". Simone insistiu: "Que refeição? O povo passa fome."

Marta, irritada, afirmou: "A senhora quer fazer demagogia, minha senhora, a senhora faça. Nós temos 300 mil famílias que recebem complemento de renda em projetos sociais."

A discussão começou na rua e continuou na casa de outra moradora, já que Simone seguiu a prefeita e entrou no local, apesar de não ter sido convidada. A proprietária da casa pediu que a dentista se retirasse.

Ao comentar os estragos provocados pelas enchentes, Marta culpou o grande volume de chuvas que atingiu diversas regiões da cidade anteontem.

"O que aconteceu foi o que disse o secretário de Infra-Estrutura Urbana [Roberto Bortolotto]. Poderiam ter sido feitas as obras que quisessem que, com o que caiu de chuva na cidade, não teria jeito."

Marta disse que uma equipe irá hoje a Brasília pleitear a liberação de verbas federais para obras de combate a enchentes.

Ela afirmou que entrou em acordo com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para que recursos eventualmente liberados para o Estado sejam investidos na construção de piscinões na região do córrego Pirajussara.

Desde sexta-feira, o município distribuiu 2.407 colchões, 2.383 cobertores e 1.043 cestas básicas para pessoas afetadas por chuvas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página