Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2004 - 10h07

Carnaval em Salvador começa na quinta e espera receber 1 milhão

Publicidade

da Folha Online

Começa nesta quinta-feira, dia 19, o que promete ser o maior Carnaval que Salvador --e o país-- já viu. O ano de 2004 promete ser o de mais destaque na mídia, quando os camarotes particulares no circuito Barra-Ondina se consolidarão, e o que mais vai projetar os artistas baianos que saírem em cima dos trios.

Durante os seis dias de festa, 31 trios elétricos independentes percorrerão os 25 km de circuitos espalhados pela cidade. Os mais famosos --o Barra-Ondina, o Campo Grande e o do Pelourinho-- devem reunir 1 milhão de turistas, segundo estimativas da Bahiatursa, o órgão responsável pelo turismo no Estado.

O Carnaval será oficialmente aberto às 20h desta quinta com a tradicional entrega da chave da cidade ao Rei Momo, feita pelo prefeito Antônio Imbassahy (PFL), no Campo Grande. Depois, Carlinhos Brown e a banda Zárabes desfilam no chão, e ainda haverá a apresentação de 120 artistas sul-africanos.

Enquanto as autoridades participam da cerimônia, o negócio é outro no mais badalado dos circuitos, o Barra-Ondina: é lá que saem já na quinta-feira os blocos de Asa de Águia (Coco Bambu), Netinho (Jheremias & Alô Inter), Ivete Sangalo (Cerveja & Cia), Banda Eva (Nú Outro Eva) e Margareth Menezes (Os Mascarados).

Os camarotes do circuito Barra-Ondina só abrem na sexta, mas as ruas já ficam lotadas com uma quantidade recorde de foliões. É com Margareth Menezes que o primeiro dia de Carnaval ganha seu ápice. A cantora, que já é considerada uma das três melhores da Bahia, levará cerca de 3.000 foliões fantasiados à avenida, a partir da meia-noite.

O desfile de Margareth Menezes reúne artistas, socialites e o público GLS, que deve manter sua opção pelo bloco mesmo com a tentativa de criar um segundo trio para abrigar o folião gay em Salvador.

É só o início da festa, que ainda apresentará ao público, no sábado, um encontro histórico entre Caetano Veloso, Gilberto Gil e Margareth Menezes no Campo Grande, à frente do Bloco da Cidade, formado pelas pessoas que trabalham para fazer o Carnaval de Salvador acontecer.

Desde 2001, Salvador quase bate a casa do 1 milhão de turistas. Em 2001, foram 952 mil; em 2002, 993 mil; no ano passado, foram 950 mil. A previsão de aumento vai elevar para quase 2,5 milhões a população nas ruas da cidade durante o Carnaval, formada por turistas brasileiros, estrangeiros, de outras cidades e do próprio morador de Salvador.

E tudo isso deve aparecer na mídia. As TVs mostrarão a cobertura ao vivo. Só no ano passado, 2.446 profissionais de imprensa local, nacional e internacional foram a Salvador, o que gerou a transmissão da festa para 135 países por meio de 65 emissoras de rádio, 75 revistas, 97 jornais e 14 emissoras de TV, além de 168 sites.

Uma equipe da CNN estará em Salvador neste ano, quando o tema do Carnaval é "Viva o Povo Brasileiro".

Leia mais
  • Salvador leva número recorde de trios independentes às ruas
  • Cervejaria entra em Salvador e acirra disputa por camarotes

    Especial
  • Fique por dentro do Carnaval 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página