Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2000 - 17h10

Defesa de Pimenta Neves vai impedir transferência para cadeia

Publicidade

FABIANA FUTEMA
MÁRCIO DINIZ
da Folha Online


Os advogados de defesa do jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves, 63, estão preparando um plano estratégico para adiar a sua transferência da clínica onde está internado para o 77º DP (Santa Cecília).

A remoção do jornalista da clínica psiquiátrica Parque Julieta, na Granja Julieta, zona sudoeste de São Paulo, está prevista para a 0h01 de amanhã.

Para a polícia, a liminar concedida pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), que determinou a permanência do jornalista na clínica por dez dias, vence à 0h.

Mas o advogado de defesa Roberto Podval, que entrou no caso na sexta-feira, argumenta que além de ''desumana'', a saída à 0h01 contraria a lei. ''A liminar foi concedida às 19h da segunda-feira passada. O prazo de 10 dias vence às 19h de amanhã. Ele não pode ser removido antes desse horário.''

Podval diz que não vê justificativas para tirar alguém de uma clínica à 0h01. ''Na prática, ele está preso na clínica e não vai fugir de lá. É desumano transferi-lo de lá num horário tão impróprio.''

Outro argumento que será usado pela defesa se baseia nas condições de saúde do jornalista. ''O médico responsável pela clínica não autorizou a alta médica do jornalista. Ele ainda não está em condições de sair de lá'', disse Podval.

Segundo ele, a defesa tem em mãos um parecer da diretoria da clínica desaconselhando a transferência do jornalista para a cadeia.

O advogado assistente de de defesa, Rodrigo Senzi contou a Folha Online que a equipe de defesa do jornalista tentará impedir sua remoção para o 77º DP.

''Pelo artigo 66 da Lei de Imprensa, jornalistas têm direito a prisão num lugar especial, amplo e arejado'', afirmou Senzi.

Caso vá para o 77º DP, Pimenta Neves deverá ficar na mesma cela onde estão o ex-vereador Vicente Viscome, apontado como o principal integrante da máfia da propina, e o estudante Mateus da Costa Meira, que matou três pessoas em um cinema do shopping Morumbi.

Operação policial

A Polícia Civil de São Paulo montou um verdadeiro esquema de 'guerra' para transferir Pimenta Neves da clínica psiquiátrica Parque Julieta.

Desde hoje cedo, cinco viaturas da polícia , na Granja Julieta, zona sudoeste de São Paulo estão na porta da clínica. Desse total três são do tipo Blazer.

A Folha Online apurou que Pimenta Neves sairá algemado da clínica num carro da polícia.

No momento, 15 homens da polícia estão de plantão na clínica, que está com a entrada fechada pelas viaturas.

Além da polícia, as duas filhas do jornalista estão na clínica desde as 11h de hoje.

Cerca de 60 policiais foram destacados para acompanhar a remoção do jornalista. Pelo esquema, parte dos policiais ficará dentro da clínica. O restante ficará espalhado em ruas próximas à clínica, no percurso e ao redor do 77º DP. A operação vai contar com 28 carros de polícia.

Pimenta Neves, que confessou o assassinato de sua ex-namorada, a também jornalista Sandra Gomide, 32, está com a prisão preventiva decretada desde a última segunda-feira pela Justiça de Ibiúna, onde ocorreu o crime. Em depoimento, no entanto, o jornalista negou que tenha premeditado o assassinato.

Apesar do decreto de prisão, o jornalista ainda não ficou um dia sequer em uma cela. Ele está internado na clínica desde sexta-feira da semana passada por força da liminar do TJ-SP. Antes disso, ele ficou internado no hospital Albert Einstein da noite de terça-feira ao início da tarde de sexta da mesma semana.

A defesa tentará até o último minuto impedir a saída de Pimenta Neves. Podval disse a Folha Onlineque estará na porta da clínica à 0h de hoje para fazer com que a liminar do TJ seja cumprida.

''O responsável pela transferência terá que entender que o prazo de internação só vence amanhã. A defesa estará na porta da clínica para fazer com que a decisão judicial seja cumprida'', disse ele.

Clique aqui para ler mais notícias sobre o assassinato da jornalista Sandra Gomide

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página