Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2004 - 17h04

Marinha alerta barcos para chegada de ciclone ao sul do país

Publicidade

da Folha Online

A Marinha do Brasil alertou hoje as embarcações sobre o mau tempo devido à aproximação do ciclone raro ao litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Ontem, o Centro Nacional de Furações dos EUA classificou o fenômeno como um "furação categoria 1" (o mais fraco deles), na escala Safir Simpson (ventos entre 120 e 150 km/h), segundo a Defesa Civil do RS.

Mas o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), rejeita essa classificação e prefere tratar o fenômeno como um ciclone, o que provocaria ventos de 60 km/h a 70 km/h e chuva moderada.

Divulgação/Climatologia de São Leopoldo
Imagem de satélite mostra ciclone raro no sul
Segundo a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, há o risco de que o ciclone atinja a costa entre 21h deste sábado e o começo da tarde de amanhã. O sul catarinense e o norte gaúcho seriam as áreas afetadas, mas a trajetória precisa de um ciclone é de difícil previsão.

Entre as características raras do ciclone, estaria a presença do chamado "olho", igual ao do furação, além da movimentação atípica (do oceano para a costa).

O 5º Distrito Naval da Marinha transmitiu alerta às embarcações na região informando sobre a ocorrência de ventos fortes com rajadas e ondas de até cinco metros.

O site da Defesa Civil do RS está monitorando a evolução do fenômeno, que pode se desviar e nem atingir o continente. Segundo o último boletim, o ciclone estava, por volta das 15h, a 220 km a leste da cidade de Torres (litoral gaúcho).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página