Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2004 - 19h12

Equipes resgatam dois sobreviventes de naufrágio causado por ciclone

Publicidade

da Folha Online

Dois homens que estavam no barco pesqueiro Valio 2, que naufragou devido ao ciclone Catarina no final de semana, foram resgatados com vida, elevando para três o número de sobreviventes, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. Um corpo foi encontrado nesta segunda-feira pelas equipes de busca.

Além do Valio 2, a embarcação Antônio Venâncio também naufragou e nenhum tripulante foi encontrado. No total, devido ao naufrágio das duas embarcações, ao menos oito pessoas continuam desaparecidas.

As equipes de resgate, formadas por bombeiros, Marinha e aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), sobrevoam o litoral em busca dos desaparecidos.

Um outro barco pesqueiro que estava à deriva a cerca de 40 km da costa, ao sul de Santa Catarina, foi localizado e rebocado. Sete pessoas estavam na embarcação.


Neiva Daltrozo
Casa destruída por passagem de ciclone em Santa Catarina
Estragos

Os ventos do ciclone atingiram até 150 km/h. Segundo dados da Defesa Civil do Estado, 19 municípios foram atingidos pelo ciclone. No total, duas pessoas morreram --um ocupante do barco Valio 2 e um homem de 42 anos em Araranguá-- e 76 pessoas ficaram feridas.

Os fortes ventos deixaram cerca de 15.700 pessoas desabrigadas ou desalojadas. Foram danificadas 32.303 casas. Outras 290 foram destruídas.

Segundo a Defesa Civil, 15 municípios sofreram com a falta de energia. Onze tiveram problemas com o abastecimento de água e 11 tiveram o sistema de comunicação afetado.

A Defesa Civil ainda realiza um balanço dos estragos causados pelo ciclone.

Divulgação/Climatologia de São Leopoldo
Imagem de satélite mostra ciclone raro no Sul
Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, o agricultor Calino Teixeira Mattos, 61, foi encontrado morto a 50 metros de sua casa, em Barro Cortado, perto de Torres. Não havia sinais de lesão no corpo da vítima. Suspeita-se que ele tenha sofrido ataque cardíaco durante a passagem do ciclone.

De acordo com a Defesa Civil, o ciclone causou danos em ao menos 1.320 casas em sete municípios. Torres foi a localidade mais afetada.

O ciclone também causou interrupção no abastecimento de água e fornecimento de energia. Postes e árvores caíram. Houve alagamento em algumas regiões.

Leia mais
  • Meteorologistas divergem sobre ciclone
  • Ciro e Rigotto cogitaram esvaziar cidade antes da chegada do ciclone
  • Ciclone mata no RS e SC, desabriga e destelha centenas de casas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página