Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2000 - 16h18

Advogado de Pimenta inaugurou em 91 DP onde jornalista está preso

Publicidade

LARISSA SQUEFF
da Folha Online
da Banco de Dados

O 77º Distrito Policial, na Alameda Glete, região central de São Paulo, onde está preso o jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves, foi inaugurado em 1991, quando o Secretário de Segurança Pública era Antonio Claudio Mariz de Oliveira.

Hoje, Mariz de Oliveira é o advogado de defesa do jornalista.

Pimenta Neves está em uma cela de 9 m2 com outros quatro presos, entre eles o ex-vereador Vicente Viscome e o estudante de medicina Mateus da Costa Meira, que matou três pessoas em um cinema do shopping Morumbi.

O jornalista cumpre prisão preventiva decretada pela Justiça após ter matado a ex-namorada Sandra Gomide, em Ibiúna, no último dia 20.

Os advogados do jornalista já entraram com pedido na Justiça de Ibiúna para que Pimenta Neves volte para uma clínica particular onde estava cumprindo o mandado de prisão.

História

O 77º Distrito Policial foi construído pela Eletropaulo e em terreno da empresa, embora tenha sido contratada uma empreiteira particular para a execução das obras.

A decisão de fazer a delegacia foi tomada na administração do ex-governador Luiz Antônio Fleury Filho. Na época, a Eletropaulo foi acusada de ter usado recursos da União para financiar a construção de delegacias em São Paulo. O 78º DP, localizado na região dos Jardins, também foi feito pela empresa.

Em novembro de 1996 a delegacia viveu momentos de tensão, quando os 71 presos que ocupavam o 77º DP se rebelaram e mantiveram um carcereiro como refém. Os detentos reivindicavam transferência para outros locais, por causa da superlotação da delegacia, que possui capacidade para apenas 20 presos.

O 77º DP já teve, como delegado, o atual vereador Carmino Pepe (PL), que ocupava o cargo antes de assumir, na Câmara, o lugar deixado por Maeli Vergniano, cassada em agosto de 1999 por envolvimento na máfia da propina.

Clique aqui para ler mais notícias sobre o assassinato da jornalista Sandra Gomide

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página