Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2004 - 23h58

Possível formação de ciclone põe Defesa Civil do RS em alerta

Publicidade

da Agência Folha

A possibilidade de formação de um ciclone extratropical próximo ao litoral do Rio Grande do Sul, prevista para este sábado, levou a Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil) a colocar em alerta a sua coordenadoria no Estado, em razão da possibilidade de deslizamentos de terras por conta das fortes chuvas.

"No decorrer do sábado, a intensificação de uma baixa pressão sobre o oceano induz a formação de um ciclone extratropical próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e mantém o risco de chuva forte com descargas elétricas e rajadas de vento [entre 60 km/h e 80 km/h], para o sul e leste gaúchos", diz trecho da nota divulgada nesta sexta pelo Ministério da Integração Nacional, ao qual está subordinada a Sedec.

A Sedec pediu especial atenção para as áreas de encostas, "pois o solo já está saturado pelas chuvas da semana passada e, com a previsão de chuva forte, aumenta o risco de deslizamentos".

Em razão dos ventos, a Sedec desaconselha que pequenas e médias embarcações sejam lançadas ao mar ao longo do dia, que também estará sujeito a ressaca --subida da maré acima do normal.

Em Santa Catarina, de acordo com dados do Climerh (Centro Integrado de Meteorologia e Recursos Hídricos de Santa Catarina), há possibilidade de ressaca no domingo, além de ventos sobre o oceano com velocidade entre entre 60 km/h e 80 km/h e ondas com picos de 3,5 m.

De acordo com a Sedec, os efeitos desse ciclone extratropical poderão ser percebidos do litoral do Rio Grande do Sul até o de São Paulo.

Leia mais
  • Formação de ciclone no Sul provoca ventos de até 80 km/h no RS

    Especial
  • Leia sobre tempo no Folha Online-Weather
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página