Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2004 - 17h10

Madrugada de quinta-feira pode ser a mais fria do ano em São Paulo

Publicidade

da Folha Online

A madrugada de quinta-feira (27) deve ser a mais fria do ano em São Paulo, segundo meteorologistas. A responsável pela queda nas temperaturas é uma massa de ar polar que está sobre a região e só deve enfraquecer no final de semana.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é que a temperatura chegue a 8ºC no início do amanhecer. Apesar de ensolarado, a temperatura máxima durante o dia não deve passar de 18ºC.

Já o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) prevê que a mínima fique em 6ºC. A máxima será de 16ºC na capital, segundo a previsão.

Nesta quarta, a temperatura máxima em São Paulo, segundo o Inmet, foi de 22,3ºC, registrada no Mirante de Santana (zona norte). A mínima ficou em 12ºC, porém, por causa do vento, a sensação térmica foi de, em média, 7°C.

A menor temperatura do ano ocorreu no último dia 17, quando os termômetros marcaram 9,5°C na capital.

Vento

Segundo o Inmet, os fortes ventos que atingiram São Paulo nesta quarta tem várias influências: a passagem da frente fria que causou chuvas na terça, a chegada da massa de ar polar, e reflexos do ciclone extratropical que se forma no Sul do país.

Por volta das 11h, as rajadas atingiram cerca de 50 km/h no aeroporto de Congonhas (zona sul), um dos locais de medição. São considerados "normais" ventos com intensidade entre 10 km/h e 20 km/h.

A previsão para a quinta-feira é de que os ventos fiquem entre 13 km/h e 15 km/h.

Mais vento

Dados do Inpe mostram que os ventos atingiram cerca de 40 km/h na região do aeroporto de Congonhas, por volta das 21h da última terça-feira.

Apesar de o ciclone extratropical que se formou no Sul ter se aproximado do continente, o meteorologista Giovani Dolif, do Inpe, também afirma que os ventos em São Paulo ocorreram "mais em função da frente fria".

Ciclone

Segundo o meteorologista Eugenio Hackbart, coordenador da Climatologia Urbana de São Leopoldo (RS), os ciclones extratropicais são comuns nesta época do ano.

Ele afirmou que o cenário desta semana é típico do ingresso de uma intensa onda polar na região, o que costuma trazer vento forte, sensação térmica de muito frio e queda de neve.

Ainda de acordo com Hackbart, esta será uma prolongada onda de frio no Sul do país, que deve avançar até os primeiros dias de junho.

Leia mais
  • Instituto registra neve e sensação térmica de -11°C em SC
  • Frente fria causa ventos fortes em São Paulo
  • Ventos destelham casas e causam interdição de rodovia no Sul
  • São Paulo registra temperatura mínima de 12°C

    Especial
  • Leia sobre tempo no Folha Online-Weather
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página