Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2004 - 21h20

Parada do Orgulho Gay da Bahia reúne 20 mil

Publicidade

VICTOR RAMOS
da Agência Folha

A 3ª Parada do Orgulho Gay da Bahia, que aconteceu domingo à tarde em Salvador, reuniu aproximadamente 20 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar. O evento, que teve a cantora Simone Sampaio como madrinha, contou com seis trios elétricos.

Neste ano, a parada teve como tema a "Inteligência e Sensibilidade". No cartaz do evento, organizado pelo GGB (Grupo Gay da Bahia), a frase "o órgão que o gay mais usa" aparecia sobre a imagem de um cérebro. A intenção do grupo foi homenagear personalidades homossexuais como o escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900) e a cantora Cássia Eller (1962-2001).

O evento na Bahia inaugura o circuito de paradas gays realizadas neste mês no Brasil. Junho é considerado o mês internacional do orgulho e da consciência gay.

Evento

A Polícia Militar acompanhou a parada com 120 homens. Nenhuma ocorrência de violência foi registrada. A coordenadora da manifestação, Cristiane Moreira, considerou o evento "um sucesso". Em razão das chuvas de domingo em Salvador, a saída dos trios elétricos atrasou.

Os organizadores do evento pretendiam superar, em número de participantes, a parada gay realizada em Salvador no ano passado. Naquela ocasião, quando a cantora Ivete Sangalo foi a madrinha, também participaram cerca de 20 mil pessoas.

A parada de Salvador é considerada o maior evento em defesa do orgulho gay, lésbico e transexual realizado no Nordeste do país.

Trajeto

O circuito da manifestação repetiu o trajeto que os trios elétricos costumam percorrer durante o Carnaval da capital baiana. A concentração para a saída da parada aconteceu no Campo Grande, no início da tarde. Por volta das 14h30, aproximadamente 3.000 pessoas já se encontravam reunidas no local, de acordo com a PM.

A SET (Superintendência de Engenharia de Tráfego) desviou o trânsito durante a passagem da parada pelas ruas de Salvador.

A manifestação seguiu em direção à praça Castro Alves, na região central de Salvador, e depois retornou ao Campo Grande. Durante o percurso, foram distribuídos 20 mil preservativos.

O evento, além da madrinha Simone Sampaio, contou com a presença de diversos artistas, de vários gêneros musicais. Entre eles, Carla Visi, e os DJs Adriana Prates e Luis Santoro.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre parada gay
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página