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08/06/2004 - 03h23

Prefeitura de SP lança campanha pela diversidade

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AURELIANO BIANCARELLI
da Folha de S.Paulo

Os empresários e homossexuais Jianfabio e Maurício moram juntos há oito anos. Tatiene é negra e heterossexual e Danielle é lésbica. São cariocas e amigas há pouco mais de um ano.

Os quatro são personagens de dois cartazes e de uma campanha que a Associação da Parada e a coordenadoria da juventude da Prefeitura de São Paulo está lançando. O anúncio acontece na "semana do orgulho gay", que termina com a parada no próximo domingo.

Os organizadores esperam 1,5 milhão de pessoas, o que seria o maior evento gay do mundo.

Escolas municipais

"Aceitar é uma opção; respeitar é um dever" são as frases dos cartazes que serão afixados em centenas de lugares públicos, especialmente escolas. A mesma campanha será divulgada em jornais e revistas. Mas o alvo principal são 47 mil professores e 1 milhão de estudantes que fazem parte da rede pública municipal.

Pedro Almeida, da Associação da Parada, cita pesquisa da Unesco sobre o perfil do professor brasileiro: 60% deles seriam homofóbicos ou teriam dificuldade em aceitar um homossexual. Por isso o programa prevê encontros com coordenadores pedagógicos que, por sua vez, discutirão o tema com os professores.

A intenção dos organizadores é implantar nas escolas uma "pedagogia da diversidade", na qual os estudantes percebam que há pessoas diferentes que precisam ser respeitadas, sejam negros, amarelos ou deficientes.
No final, provavelmente no segundo semestre, o programa resultará numa norma para as escolas do município.

"Nenhum professor poderá ficar omisso ou alheio diante de um aluno que esteja sendo humilhado por ser homossexual ou diferente dos outros", afirma Pedro Almeida.

A escola é vista como uma propagadora de preconceitos e libertadora desses mesmos preconceitos. "Mas a formação e a aceitação começam na família", diz Almeida. Por isso o tema da parada deste domingo será "Temos família e orgulho".

Toda luta pelos direitos sexuais acontece na família, que ainda expulsa de casa o filho que se revela homossexual. "A parada deste ano quer mostrar que gays e famílias não são opostos", diz Reinaldo Pereira Damisão, presidente da Associação da Parada ou do Orgulho GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros).

"Também queremos incluir no debate as famílias formadas por dois homens ou duas mulheres", acrescentou.

Educar para a realidade

A psicóloga Danielle Leite Costa Melo, 27, que aparece no cartaz, faz questão de dar nome, sobrenome e de mostrar a cara. "É importante encorajar as mulheres a defenderem seus direitos. E os alunos precisam ser educados para a realidade, para aceitarem o diferente."

Ela quer trabalhar com homossexuais, suas famílias e seus filhos. "Há muito preconceito entre os profissionais", diz.

Tatiane Ferreira da Silva, 21, distribuidora de produtos naturais, é heterossexual, mas fez questão de estar na campanha. "As pessoas deveriam se preocupar com outras coisas, não com a opção sexual de cada um."

As duas e o casal de Curitiba foram escolhidos e fotografados por Pedro Stephan. Os empresários Jianfabio Precoma de Oliveira e Maurício Ribeiro Muderno se conheceram há oito anos e não se deixaram mais.

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