Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2004 - 09h06

Telhado caiu em Natal por falha na obra, aponta laudo

Publicidade

TIAGO ORNAGHI
da Agência Folha

A queda do telhado do ginásio de esportes do centro infantil municipal Marize Paiva, em Natal (RN), que feriu cerca de 150 pessoas no sábado, se deveu a uma falha na execução do projeto. A conclusão é do engenheiro Paulo Roberto do Vale, perito do Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia), que coordenou a perícia feita pela Polícia Civil.

Segundo Vale, os apoios e engates que sustentavam o telhado do ginásio foram apoiados diretamente sobre os tijolos das colunas, sem que reforços de concreto fossem feitos --como é o correto nesse tipo de estrutura. "É o tipo de problema que encontramos em obras que são mal feitas. As empresas querem economizar em material e acabam realizando obras temerárias", disse.

Duas empresas realizaram a construção do telhado do ginásio. De acordo com Vale, a Nortec foi a responsável pelas partes de concreto da escola. A segunda empresa realizou as partes de madeira da estrutura. A escola foi inaugurada há cerca de três meses.

Na sede da Nortec Engenharia e Comércio Ltda., em Campinas (SP), a reportagem foi informada que somente hoje o engenheiro José Rodrigues poderia dar informações sobre projetos realizados pela empresa.

Projeto

O perito que coordenou a perícia descarta inicialmente problemas no projeto da estrutura. Segundo ele, se o projeto apresentasse as falhas que foram encontradas no local do acidente, ele não teria sido aprovado pelas comissões técnicas da prefeitura.

"Que houve falha na estrutura, houve. Cabe agora descobrir quais foram exatamente essas falhas e apurar as responsabilidades", afirmou o engenheiro.

O laudo completo só deve ficar pronto em quinze dias, quando o projeto da escola for analisado pelos peritos. Uma equipe de três engenheiros está trabalhando para fazer as análises na escola e nos projetos entregues para a prefeitura para realizar o laudo.

Leia mais
  • Desabamento fere gravemente uma mulher e duas crianças no RN
  • Chuvas deixam bairro isolado em Pernambuco
  • Chuvas deixam 2.000 desabrigados e dois mortos em Recife

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre desabamentos
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre problemas causados pelas chuvas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página