Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2004 - 14h16

ONU crê que o Brasil é mercado potencial para expansão do tráfico

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

Autoridades da ONU (Organização das Nações Unidas) disseram estar preocupadas com a situação das drogas no Brasil. Segundo o representante regional da ONU, Giovanni Quaglia, o país pode ser considerado um mercado potencial para a expansão do tráfico pelo fato de o consumo ainda estar abaixo da média mundial, além da existência de uma grande população jovem, de desigualdades sociais e de um sistema público ineficiente no combate às drogas.

Relatório mundial sobre drogas divulgado nesta sexta-feira revela que 1% da população brasileira consome maconha ou haxixe, 0,4% usa cocaína e 0,3% consome anfetaminas. O estudo não registrou o consumo relevante de ecstasy no país.

Ao defender uma política de prevenção e tratamento dos usuários como um caminho para barrar a evolução das drogas no país, Quaglia criticou o fato de dois terços dos recursos públicos do fundo destinado ao combate às drogas estarem bloqueados pelo governo. "O fundo da droga tem R$ 15 milhões, cortar R$ 10 milhões é muita coisa", disse.

De acordo com a ONU, o tratamento pode reduzir a atividade criminal em até 80%, além de diminuir os atendimentos hospitalares entre 30% e 50%.

Exemplo brasileiro

O relatório da ONU destacou ainda a necessidade de atenção especial ao uso de drogas injetáveis devido à proliferação do vírus HIV. A ONU estima que metade dos 13 milhões de usuários de drogas injetáveis no mundo já tenha contraído a Aids. Em algumas regiões a incidência do HIV entre os dependentes chega a 90%.

Neste caso, o Brasil aparece como um exemplo positivo, segundo Quaglia, pelo resultado de campanhas de distribuição de seringas e preservativos para essa população. O país conseguiu reduzir de 24,5% para 12,1% a incidência de Aids entre os usuários de drogas injetáveis no período de 1994 a 2002.

Leia mais
  • Consumo de drogas atinge 3% da população mundial, diz ONU

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre relatórios do escritório da ONU
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre consumo de drogas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página