Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2004 - 18h52

Saiba mais sobre a anencefalia

Publicidade

da Folha Online

A anencefalia é um defeito de formação do sistema nervoso fetal que ocorre entre o 23º e o 26º dia de gestação.

Os bebês com este problema nascem sem a maior porção do cérebro. O tecido cerebral restante geralmente fica exposto, sem a proteção do crânio ou de pele.

Por esta razão, a criança geralmente nasce cega, surda e sem consciência e não sobrevive mais que algumas horas --no máximo, morre em poucos dias. Neste caso, os outros órgãos muitas vezes estão completos e perfeitos, e podem ser doados.

O problema é uma das mais comuns disfunções do sistema nervoso central de fetos e atinge mais meninas que meninos. Algumas estimativas apontam uma incidência de até 4,6 casos a cada 10 mil nascimentos. Nos Estados Unidos, até 2.000 bebês nascem com anencefalia a cada ano.

Não se sabe exatamente as causas do problema, mas algumas pesquisas apontam uma relação entre a anencefalia e a exposição da mulher grávida a ambientes muitos poluídos.

Embora não tenha cura, os médicos indicam às mulheres grávidas uma dieta rica em ácido fólico --um tipo de vitamina B-- para a prevenção não apenas da anencefalia, mas de outros problemas congênitos ligados à má-formação do sistema nervoso.

Leia mais
  • STF autoriza interrupção de gestação de feto sem cérebro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página