Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2004 - 19h13

Vigilância suspende plásticas em clínica que operou cantor

Publicidade

da Folha Online

O Centro de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro proibiu a clínica Perfil Plastic, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio), de realizar cirurgias plásticas enquanto a direção não cumprir uma série de exigências. A clínica é a mesma onde o vocalista do grupo LS Jack, Marcus Menna, passou por uma lipoaspiração e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Por solicitação do vice-presidente da Comissão de Saúde da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio), deputado Paulo Pinheiro (PT), a Vigilância Sanitária fez um levantamento das condições da clínica e constatou que a Perfil Plastic não tem registro no Centro de Vigilância Sanitária Estadual nem no Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro).

Foi constado ainda que a clínica está em fase de legalização com a Vigilância Sanitária Municipal, o que permite apenas a realização de cirurgias de pequeno porte --a lipoaspiração do cantor foi considerada de médio porte pela vigilância.

Além da falta de registro, foi constatado que não há plano de emergência na clínica, conforme determina o artigo 2º da Lei 3.850 --que regulamenta as cirurgias de pequeno porte no Estado--, as macas não cabem no elevador e a clínica não dispõe de rampa de acesso.

Autor da Lei 3.850, Pinheiro visitou a Perfil Plastic no último dia 5 e solicitou à Vigilância Sanitária várias informações para esclarecer as circunstâncias em que foi realizada a cirurgia do cantor. Ao receber o documento que lhe foi encaminhado pela Vigilância Sanitária, o deputado realizou nesta segunda-feira uma nova inspeção à clínica, mas não encontrou nenhum representante da direção do estabelecimento.

A reportagem ligou para os dois telefones que constam no site da clínica, entre o final da tarde e início da noite, mas ninguém atendeu.

Cantor

O quadro neurológico de Menna é estável e a infecção já foi controlada, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira pelo Hospital Copa D'or, onde ele está internado.

No último domingo, o cantor abriu os olhos espontaneamente, apesar de continuar em estado de coma e sedado. Aos poucos, os médicos estão reduzindo a quantidade de sedativos e, de acordo com o boletim, o resultado do eletroencefalograma está normal.

Menna recebeu antibióticos no domingo em razão da infecção atribuída ao cateter venoso --já retirado. Ainda não há previsão de alta da terapia intensiva.

Menna está internado desde o dia 1º de julho, quando chegou ao hospital com uma parada cardiorrespiratória.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o LS Jack
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre casos de complicação após lipoaspiração
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página