Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2000 - 19h57

Sabesp garante que racionamento não será retomado

Publicidade

GIULIANA ROVAI

O vice-presidente de produção de água da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Antonio Marsiglia Netto, afirmou que o risco de haver uma retomada no racionamento de água é "praticamente zero".

Segundo ele, a companhia decidiu suspender o racionamento de água para as zonas sul e sudeste de São Paulo porque o período de chuvas está começando. "Da mesma forma que tivemos de assumir a necessidade do racionamento temos de assumir o fim dele", disse Marsiglia.

Atualmente, o nível da represa é quase 40% menor que na época que o racionamento foi implantado, em 1º de junho. Hoje, a capacidade de armazenamento da Guarapiranga é de 24,7%, enquanto no início do racionamento a represa contava com 41,1% de sua capacidade.

Para Marsiglia essa diferença não é significativa. "Quando adotamos o racionamento não havia perspectiva de chuvas. Agora, entramos no período das chuvas, o que pode estabilizar e até subir o nível da represa".

O racionamento foi adotado pela Sabesp em 1º de junho, em função da estiagem que atingia a capital e a perspectiva de que os meses seguintes seriam secos.

Em princípio, o fim do racionamento estava programado para o fim de outubro ou início de novembro. No entanto, a companhia, afirma que, só no mês de setembro, choveu cerca de 53 mm, o que é mais do que a média histórica para o todo o mês de setembro, que é de 50,7 mm. Além disso, a companhia acredita que a transferência de 4 m3/s do represa Billings para a Guarapiranga permite a estabilidade e até mesmo tomada mento do nível da represa.

Até agora, a companhia tem autorização para bombear 2 m 3/s.
A assessoria de imprensa da empresa afirma que a Secretaria do Meio Ambiente ainda não forneceu a autorização para a transferência dessa quantidade de água, mas que já está tudo acertado e para que a autorização seja dada só depende o início da operação, também prevista para sexta-feira.

Contando com a continuidade das chuvas e a transferência de água de uma represa para a outra, a companhia decidiu antecipar para a próxima sexta-feira o racionamento.

Leia mais sobre o racionamento de água na Folha Online

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online




 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página