Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2004 - 10h35

"El País" destaca repercussão de ataques a moradores de rua em SP

Publicidade

da Folha Online

O diário espanhoL "El País" destaca em sua edição de hoje a repercussão política dos ataques aos moradores de rua de São Paulo. "Seis moradores de rua foram assassinados e outros nove ficaram feridos gravemente. O s criminosos atuaram da mesma forma, quer dizer, com golpes na cabeça e no rosto, provavelmente servindo-se de uma pá", informou o jornal.

O "El País" lembra que a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, decretou três dias de luto e o governo federal ofereceu ajuda da Polícia Federal para descobrir os culpados --"por enquanto desconhecidos."

"As hipóteses levantadas pela polícia, depois de ter descartado que se tratasse de um acerto de contas entre as vítimas, são duas: ou um bando de "skinheads" [grupos de extermínio racistas] ou criminosos pagos por alguns moradores do centro da cidade, sobretudo comerciantes, que sempre viram com maus olhos os moradores de rua nas proximidades. Ou poderia se tratar de uma combinação das duas hipóteses: os skinheads atiçados pelos comerciantes", escreve o jornal.

O "El Pais" lembra que os políticos municipais estão em campanha eleitoral em São Paulo. "Cada um acusa o outro pela matança. A prefeita Marta afirma que, em sua gestão, a cidade dobrou o número de lugares em albergues para mendigos. E afirma que muitos deles se negam a ser recolhidos porque, nesses albergues, não podem beber nem consumir drogas".

O jornal afirma que o cardeal-arcebispo de São Paulo, Cláudio Hummes --"um dos mais fortes candidatos a sucessor do papa João Paulo 2"-- denunciou a "falta de vontade política" para resolver o problema dos moradores de rua que vivem na cidade.

O jornal diz que a região metropolitana de São Paulo --com quase 18 milhões de habitantes, 2 milhões dos quais vivendo em favelas miseráveis, com 30% do PIB nacional-- é "uma espécie de Nova York" para a arte e a moda.

"Há algumas semanas um empresário, para comemorar seu aniversário, convidou para sua fazenda de milhares de hectares próxima à cidade 8.500 pessoas, das quais 300 anunciaram que iriam em seus aviões particulares; por isso ele precisou construir às pressas um aeroporto e pediu à aviação civil dez controladores de vôo para organizar o céu", informou o jornal.

"E há ricos que levam sua roupa para lavar em Londres, para depois poder exibir a exótica etiqueta da lavanderia britânica, e restaurantes cuja clientela exclusiva chega de helicóptero ou usa nos pratos dos jantares com seus amigos pó de ouro em vez de queijo parmesão".

Leia mais
  • Entenda como foram os ataques a moradores de rua em SP
  • OAB relata ameaças feitas a moradores de rua por homens de preto
  • Lula chama de "doente" responsável por ataques contra moradores de rua
  • SP reforça policiamento no centro após ataques

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre violência contra moradores de rua
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página