Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2004 - 21h48

Furacão pode atingir o Haiti na próxima semana

Publicidade

da Folha Online

Um furacão pode atingir na próxima semana a ilha Hispaniola, que abriga a República Dominicana e o Haiti, onde cerca de 1.200 militares brasileiros integram uma missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas).

O meteorologista da Rede de Climatologia, Luiz Fernando Oliveira Nachtigall, observa que os modelos ainda controvertem sobre a trajetória do furacão nas próximas 72 horas, mas que o indicativo mais forte encaminha a tempestade para a região do Haiti.

Segundo a Rede de Climatologia, a tempestade tropical, batizada de Ivan, foi elevada à categoria de furacão na madrugada passada pelo National Hurricane Center dos Estados Unidos. De acordo com as últimas projeções do centro meteorológico norte-americano, o furacão Ivan pode chegar à ilha de Hispaniola durante a quinta-feira (9).

Se atingir o Haiti, o furacão Ivan tem potencial para ser um evento devastador, na análise dos meteorologistas da Climatologia Urbana de São Leopoldo. O país apresenta construções pouco resistentes e de baixa qualidade, além de uma topografia que favorece inundações e grandes deslizamentos de terra.

O meteorologista da Climatologia, Luiz Fernando Oliveira Nachtigall, destaca que pelas últimas projeções, a tempestade Ivan pode chegar ao Haiti com chuvas extremamente torrenciais e vento entre 200 e 250 km/h. A força dos ventos colocaria o ciclone tropical entre as categorias 3 e 4 na escala Saffir-Simpson de furacões que vai até 5.

Especial
  • Saiba como se forma um furacão
  • Saiba mais sobre categorias de furacões
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões nos Estados Unidos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página