Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2004 - 04h06

Parente soube de prisão pela internet

Publicidade

da Agência Folha, em Curitiba

Foi um neto de 16 anos de Clarisse Gularte que, navegando na internet, descobriu ter sido o filho dela o surfista brasileiro que havia sido preso na Indonésia dias antes, sob acusação de tráfico internacional de drogas.

Até então, relata ela, tinha lido notas em jornais sobre um "paulista" detido em Jacarta, mas jamais relacionara o caso ao filho.

A avó comprava um celular em um shopping quando a notícia chegou até ela. "Desde aquele momento, estou vivendo um pesadelo. Às vezes, sei que é verdade, outras quero que seja pesadelo mesmo. Eu acho que as coisas perderam o sentido, mas tenho de ser forte por ter de segurar uma família. Tenho minha mãe [de 82 anos, que mora com ela e já não anda], os outros dois filhos e os netos."

Clarisse é divorciada do pai dos três filhos há 17 anos. Não recebe pensão e mantém a casa com o aluguel de imóveis em Curitiba.

Foi ela quem levou o filho para o aeroporto de São José dos Pinhais, o início do vôo que acabaria em prisão cerca de 30 horas depois, em Jacarta. "Ele não me pareceu alterado e seria mais uma das viagens para surfar."

"Rodrigo é um filho que nunca me deu desgosto ou levantou a voz para mim. Nunca foi agressivo, sempre muito amoroso e é um menino bom", diz.
A preocupação agora passa a ser arrumar dinheiro para bancar a defesa do rapaz e as viagens à Indonésia. A venda de imóveis será a
alternativa. "Mas não dá para estimar quanto vamos gastar. Não será pouco. Só uma passagem (de ida e volta de São Paulo a Jacarta) custa R$ 6.000", diz ela.

Segundo o advogado contratado em Jacarta, o caso de Rodrigo terá quatro etapas de julgamento. Não há previsão sobre a data do primeiro julgamento, mas não deve demorar.

Outro brasileiro, Marco Archer Cardoso Moreira, 42, foi condenado à morte em junho deste ano.

Leia mais
  • Brasileiro preso na Indonésia pede perdão à família
  • Fama de Ronaldo ajuda brasileiros que vão à Indonésia
  • Condenado brasileiro recorreu de decisão

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Rodrigo Gularte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página