UOL
Passeie de snowmobile nas geleiras

RAPHAEL SCHUTZER
free-lance para a Folhinha

Leia mais sobre viagens com crianças
Erupções vulcânicas criaram a Islândia 25 milhões de anos atrás. A região fica sobre duas enormes placas tectônicas (a pele da Terra), a americana e a eurasiana. Por isso o país está se separando dois centímetros por ano.

A Islândia tem 270 mil habitantes e situa-se entre o norte da Europa e a Groenlândia. Sua ponta norte encosta no Círculo Polar Ártico. Tem áreas cobertas por geleiras e campos de lava, por isso foi batizada pelos vikings de terra do fogo e do gelo.

A maior geleira do mundo é a Vatnajokull. Tem 8.300 quilômetros quadrados de extensão (maior do que todas as outras geleiras da Europa juntas) e uma espessura máxima de mil metros. Em cima dela, você pode passear de snowmobile (carro de neve).

Folha Imagem
Folha Imagem
Crianças islandesas; os habitantes de seu
país são descendentes dos vikings



A Islândia tem de 30 a 40 vulcões ativos e mais de mil vulcões que não entraram em erupção nos últimos mil anos.

Uma erupção grande ocorre, em média, a cada cinco anos. Nos últimos mil anos, um terço de toda a lava que já escorreu sobre a superfície terrestre saiu da Islândia. O monte Hekla é o vulcão ativo mais famoso da Islândia e entrou em erupção em 2000.
Os vulcões não são apenas destrutivos. A mesma atividade geológica que cria os vulcões fornece uma energia limpa, que é usada pela maioria das casas na Islândia.


Tradução de Clara Allain


Leia mais
  • Lagoa em campo de lava
  • Cavalos, ursos e a raposa do Ártico

  • Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
    desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.