UOL
CONHEÇA BRUXAS FAMOSAS

CARLA GOMES
da Disney Explora

Elas são horrorosas
Elas são invejosas, vaidosas e traiçoeiras, as bruxas
dão um toque especial aos contos de fadas

É 31 de outubro, meia noite. Os coiotes uivam, os morcegos voam sob a luz da Lua. Na torre mais alta de um castelo abandonado, alguém mexe um caldeirão. Tem uma face enrugada com uma enorme verruga na ponta do nariz. Cuidado: a bruxa está solta!

Seja à moda antiga, de chapéus pontudos e montadas em vassouras, ou em estilo moderno, com longas capas negras e laboratórios "hight tech", as bruxas são os personagens marcantes dos contos de fadas. Enquanto fazem planos diabólicos, elas dão um show criando cenas assustadoras e divertidas.

Rainha malvada
Mesmo nos desenhos mais antigos, as bruxas já utilizavam ótimos truques.

Em "A Branca de Neve e os Sete Anões", quem quer destruir a princesa é uma velhinha vendedora de maçãs envenenadas. Ótimo disfarce para a Rainha, que tenta matar Branca de Neve por inveja de sua beleza.

A história da rainha que conversava com seu Espelho Mágico foi escrita pelos irmãos alemães Wilhelm e Jacob Grimm no começo do século 19. Adaptada para o cinema em 1937 pela Disney, foi o primeiro desenho longa-metragem (filme com duração média de cem minutos) da história e ganhou um Oscar especial no ano seguinte pelas inovações que trouxe ao gênero.

Malévola
Já a cruel Malévola, amaldiçoa a princesa Aurora ainda bebê, só por não ter sido convidada para o batizado. Charmosa, bem diferente das bruxas velhas e corcundas, essa usa um longo manto negro.

Na história de "A Bela Adormecida", é ela quem condena Aurora a um terrível destino: "ao completar 15 anos você vai se furar com um espinho de uma roca e vai morrer". Dito e feito. Mas Aurora não morre. Dorme até o dia em que um belo príncipe destrói a bruxa e a salva.

Magrela do Barulho
Mais magra e mais divertida: assim é uma bruxa atual. Com penteados modernos e ajudantes atrapalhados, as bruxas modernas vivem aventuras em que o feitiço sempre acaba virando contra o feiticeiro.

Um bom exemplo é a Yzma, de "A Nova Onda do Imperador", e seu ajudante Kronk.

Demitida de seu cargo de conselheira real, ela inventa uma fórmula para matar o imperador Kuzco e chegar ao trono. Em seu laboratório fantástico, que tem até uma montanha-russa, dá tudo errado, e Kuzco vira um lhama, um animal típico das montanhas do Peru (na América do Sul).

Mas a malvada Yzma, que tem um imenso cabelo roxo, não desiste fácil. Continua tentando destruir o imperador até que prova, por engano, uma de suas poções mágicas...

Mulher Polvo
Outra que se dá mal é Úrsula, de "A Peque-na Sereia". Banida do Reino de Tritão pelo pai de Ariel, a bruxa metade mulher metade polvo, faz de tudo para recuperar o poder.

Ao se apaixonar por um príncipe humano, a inocente Ariel faz um acordo com a bruxa para virar gente. Deve conquistar seu príncipe em três dias.

Uma boa oportunidade para a bruxa-marinha atrapalhar a sereia, que acaba perdendo a aposta. Contente com sua maldade, Úrsula passa a governar o reino até que o príncipe Eric volta para acabar com a farra.


* Colaborou Diego de Oliveira Bargas.

Leia mais
  • Veja quem são as bruxas mais vaidosas
  • Saiba mais sobre as bruxas de carne e osso e as das tirinhas
  • Leia curiosidades sobre o Dia das Bruxas


  • Volte para o especial de Halloween

    Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
    desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.