UOL

Saiba tudo sobre o bruxo mais famoso da literatura infantil

Aqui você encontra diversão e tudo sobre o filme!
A terra de Harry Potter

CARLA GOMES
da Disney Explora

Para dar uma sensação assustadora e real ao filme, várias cenas foram filmadas em locais históricos da Inglaterra. A Catedral de Gloucester, em Gloucestershire, e a Universidade de Oxford foram aproveitadas como cenário da escola de feitiçaria Hogwarts.

Já a famosa estação King's Cross, no centro de Londres, serviu de plataforma para o Expresso Hogwarts, o trem que leva os futuros bruxinhos para a escola. Na capital do Reino Unido, também foram utilizadas como cenário a embaixada australiana que, no filme, virou um banco com “duendes” no papel de gerentes.

Em Bracknell, próxima a Londres, a produção criou a casa dos insuportáveis tios de Harry, os Dursley, onde começa a aventura.

União forte
A Inglaterra faz parte de um Estado chamado de Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, que engloba ainda o País de Gales e a Escócia (na ilha da Bretanha) e a Irlanda do Norte.

Formado em 1800 com a assinatura do Ato de União, esse Estado tem o inglês como idioma oficial, mas existem algumas variações de uma região para a outra, além do galês, que é falado em partes da Escócia e do País de Gales.

Apesar da união política, os quatro países têm diferenças geográficas. Enquanto o território inglês é famoso por suas suaves colinas e grandes pastagens verdes, o País de Gales e a Escócia são mais montanhosos e a Irlanda do Norte tem regiões planas.

Povo pré-histórico
Há cerca de 250 mil anos, no período conhecido como paleolítico, povos pré-históricos começaram a se instalar na área que hoje é a Inglaterra.

O povo da região foi formado por nômades (sem residência fixa) e invasores. No primeiro século depois de Cristo chegaram os celtas, vindos da Europa central, seguidos pelos galeses e pelos romanos, que estabeleceram um grande império no ano 43 d.C.

A batalha
Em 1066, uma batalha mudou o curso da história inglesa. Um exército chefiado pelo duque da Normandia (país que hoje é uma região da França), Guilherme, o Conquistador, derrotou o rei inglês Haroldo de Wessex, e fundou uma dinastia chamada anglo-normanda.

Rei bárbaro
O próximo rei a marcar profundamente a Inglaterra foi Henrique 8º que, em 1541, forçou o parlamento irlandês a reconhecê-lo como rei da Irlanda. Ele também rompeu com a Igreja católica e criou a Igreja anglicana, da qual se tornou chefe. Cruel, ele mandava matar qualquer um que o desagradasse.

Rainha Vitória
Entre 1837 e 1901, quem esteve no poder foi a Rainha Vitória, que colocou a Grã-Bretanha como a maior potência econômica do mundo. Foi uma grande força para a recuperação do país, que participou da Primeira (1914-1918) e da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Uma característica marcante na história inglesa são suas conquistas. Países como os Estados Unidos, a África do Sul e a Índia foram suas colônias. Ainda hoje a comunidade britânica abrange mais de 40 países.

A cidade que virou estrela
Quando as legiões romanas invadiram a Bretanha, no século 10, montaram uma cidade cercada de muros, chamada Londinium. A idéia era proteger a travessia no rio Tâmisa mas, em 1191, a importância econômica e política da cidade já tinha crescido o suficiente para que se tornasse a capital do país.

Hoje, Londres é um grande centro urbano, que recebe turistas do mundo inteiro interessados em seus monumentos históricos, como a Torre de Londres, uma fortaleza do século 2, o Big Ben, um relógio enorme que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, e o Palácio de Buckingham, moradia da família real desde 1761.

Hogwarts
Longe da casa de seus desagradáveis tios, que o adotam de má vontade após a morte de seus pais, Harry Potter vai estudar em Hogwarts, um internato inglês para feiticeiros. Em "Harry Potter e a Pedra Filosofal", as cenas foram feitas na catedral de Gloucester, que fica no Estado de Gloucestershire, 72 km a noroeste de Londres.

Em 1048, Alfred, o bispo de Worcester (onde hoje é a cidade de Gloucester), fundou um monastério beneditino. Depois de ter passado por destruições e reformas, o local tornou-se a catedral de Gloucester. Assim como ela, as catedrais do estilo gótico são altas e têm torres irregulares e pontudas.




Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.