UOL
Da festa junina à lenda do saci, o folclore está em toda parte

THAÍS YURI
da Folha Online

"O rato roeu a roupa do rei de Roma..."
"Não passa embaixo da escada que dá azar."
"O cravo brigou com a rosa, embaixo de uma sacada..."

Essas frases soam familiar para você? Com certeza elas já foram ouvidas alguma vez em sua vida. O que talvez você não saiba é que todas têm algo em comum: fazem parte do folclore. Mas de onde vem a palavra folclore?
Reprodução

O lobisomem, desenhado por Splendora


Essa é uma palavrinha que já estamos cansados de ouvir, mas que nunca paramos para pensar no seu significado. Folclore vem da junção de "folk", que quer dizer povo na língua inglesa, e "lore", que significa conhecimento, sabedoria. Ou seja, folclore é a sabedoria popular.

Se procurarmos no dicionário, vamos encontrar que folclore é o conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares que são expressas em provérbios (como por exemplo: "Deus ajuda quem cedo madruga" e "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando"), contos ou canções.

Mas para entendermos realmente, é só olhar à nossa volta. Como o folclore é a sabedoria do povo, basta prestarmos atenção no nosso dia-a-dia para perceber como estamos cercados dessas tradições. Quem não gosta de ir a uma festa junina? Ou se divertiu dançando "ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar"?

Em todo o mundo

No dia 22 de agosto, comemoramos o Dia Mundial do Folclore. Ou seja, não é só no Brasil que temos folclore. Onde houver um povo, lá estará ele. Pois o folclore é passado de pai para filho e só precisa da palavra para se espalhar. Nem é necessário escrever: basta contar a lenda da sereia, cantar aquela canção de roda, brincar de amarelinha.

Mas o dia 22 de agosto não foi escolhido por acaso. Nesta data, em 1846, um arqueólogo inglês chamado Willian John Thoms criou a palavra "folclore" e sugeriu a uma revista de Londres, na Inglaterra, que a usasse quando fosse falar dos cantos, histórias e costumes dos povos.

Apesar de a palavra ter sido criada apenas nesta época, o folclore sempre esteve presente na vida do homem.


Leia também
  • Conheça algumas das lendas mais populares
  • Crianças desenham lendas para Folhinha Online
  • Veja onde comemorar o Dia do Folclore!

  • Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
    desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.