UOL
Circo sai do picadeiro e invade a internet

THAÍS YURI
da Folha Online

Reuters
Cirque du Soleil

Hoje tem marmelada? Tem, sim, senhor! E palhaço, mágico, equilibrista e animais, tudo no clicar do mouse. É o circo invadindo a internet.

Quem quiser se informar sobre essa arte tão antiga só precisa se conectar. Inúmeros sites sobre o assunto estão disponíveis na rede mundial de computadores.

Os amantes do circo já contam com um portal exclusivo. É o www.circustuff.com, que traz os mais variados links sobre companhias de circo, explicações sobre as atividades circenses, datas de festivais, entre outros. Há inclusive um chat para conversar com pessoas que também gostam do assunto. O site é em inglês, mas mesmo se você não conhece o idioma, vale a pena dar uma conferida. É possível ainda se cadastrar e receber notícias relacionadas ao circo no seu e-mail.


História
A história do circo está explicada em diversos sites e quase todos mostram que a sua origem é controversa. Alguns estudiosos afirmam que o circo surgiu na Grécia Antiga e no Império Egípcio, onde já havia animais domados. As Olimpíadas, que começaram por volta do século 8 a.C. (antes de Cristo), contavam com números circenses. Nos anos 70 a.C., em Pompéia, no Império Romano, havia um anfiteatro usado nas exibições de habilidades incomuns.

Mas há quem diga que as práticas circenses se originaram na China, onde foram encontradas pinturas de quase 5.000 anos em que aparecem acrobatas, equilibristas e contorcionistas. Os guerreiros utilizavam a acrobacia como uma forma de treinamento.

A versão do circo que conhecemos -com picadeiro, lona, desfile de animais- é recente e foi criado pelo suboficial inglês Philip Astley, por volta de 1770. Na época, ele montou um espetáculo equestre (com cavalos) que contava com saltadores e palhaços.

Para encontrar detalhes destas curiosas histórias, você pode acessar o site www.ahistoriadocirco.hpg.ig.com.br/index.html.

Companhias
Também é possível visitar algumas das principais companhias de circo do mundo pela internet. O Cirque du Soleil, companhia franco-canadense que tem profissionais do mundo todo em seu elenco, é a que tem recebido maior destaque no chamado "novo circo". Como o Circo Oz, da Austrália, ela não se limita apenas às acrobacias e palhaços, incorporando técnicas teatrais e até mesmo fazendo críticas políticas. No site cirquedusoleil.com, que pode ser visualizado em francês ou inglês, é possível acompanhar as turnês da trupe pelo mundo, além de conhecer sua história. Para acessar, é preciso se cadastrar, mas é muito fácil, basta seguir as instruções. A partir do momento em que você fica sócio do Cirque Club, recebe um boletim com notícias da companhia no seu e-mail.

Entre os circos nacionais, certamente o Vostok é um dos maiores e mais ativos. Seus espetáculos são tradicionais, com números de acrobacia, trapézio e palhaços. No site www.vostok.com.br,você encontra explicações sobre a história do circo e links para companhias do mundo todo, mas alguns estão desatualizados.

Os artistas do circo muitas vezes se organizam em associações. A Central do Circo é uma delas, da qual fazem parte alguns grupos paulistas, como La Mínima e Circo Mínimo. Ela possui um site (www.centraldocirco.art.br) que traz a história do circo, além de um dicionário com temas relacionados, explicando, por exemplo, o que é pirofagia e monociclo.

Escola
Quem nunca teve vontade de sair da platéia e ir para o picadeiro? Pois hoje já existem escolas em que é possível entrar em contato com as técnicas circenses, seja para se exercitar, seja para se divertir.

Há 15 anos, a Escola Circo Picadeiro realiza cursos que ensinam as artes do circo para pessoas de todas as idades. As crianças podem fazer as aulas a partir dos 5 anos e têm o acompanhamento de professores.

O aluno realiza diversas modalidades, como malabares, acrobacia de solo e trapézio fixo. Dessa forma, além de conhecer melhor cada atividade, pode escolher aquela com que mais se identifica.

Para se inscrever, é preciso pagar uma taxa de matrícula e as mensalidades variam de acordo com a frequência das aulas.

Circo Escola Picadeiro
Endereço: Av. Cidade Jardim, 1.105
Telefone: 0/xx/11/3078-0944
Site: www.picadeirocirco.com.br



Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.