UOL
Mostrinha de cinema infantil agita Florianópolis

THAÍS YURI
da Folha Online

De 12 a 28 de julho, a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, recebe a 1ª Mostrinha Internacional de Cinema Infantil. O evento é pioneiro no país e terá toda a estrutura de uma típica mostra: filmes inéditos, votação popular e debates com cineastas. Uma das poucas diferenças será a presença de educadores entre os convidados dos debates, afinal, universo infantil e educação andam lado a lado.

Divulgação

"Tainá, Uma Aventura na Amazônia"
Os filmes infantis já estão presentes nas principais mostras de cinema do circuito nacional, mas geralmente fazem parte de uma programação especial dentro dos eventos. Essa é a primeira vez que é realizada no país uma mostra inteiramente dedicada à produção voltada para o público infantil.

Serão exibidos 12 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Algumas sessões serão seguidas de debates com especialistas em que será analisada a importância do cinema e do audiovisual na formação cultural da criança. Haverá, inclusive, duas sessões exclusivas para comunidades carentes.

Os filmes que integram a mostra são: "Linéia no Jardim de Monet", "Microcosmos - Fantástica Aventura da Natureza", "O Saci", "Príncipes e Princesas" e "Tainá, Uma Aventura na Amazônia".

Antes de cada um dos filmes, será apresentada a sessão Curta Criança, com a exibição de um desenho brasileiro de curta metragem. Estão programados "Tem Boi no Trilho", "Animando", "Escaleno", "Espantalho" e "Chifre de Camaleão".

No dia 12 de julho, haverá a abertura para convidados. As sessões abertas ao público acontecem a partir do dia 13, no Cineclube Desterro, no CIC, e custam R$ 2 (o curta mais o longa-metragem).

Leia mais

  • Veja a programação da Mostrinha
  • Confira a sinopse dos longas-metragens
  • Confira a sinopse dos curtas da 1ª Mostrinha

  • Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
    desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.